REME de Dourados abre pré-matrículas
A Prefeitura de Dourados deu início nesta segunda-feira (5) ao período de pré-matrículas para novos alunos da REME (Rede Municipal de Ensino). O processo, regulamentado por resolução publicada no Diário Oficial do Município, estabelece as normas para ingresso nos Centros de Educação Infantil (Ceims) e Escolas Municipais para o ano letivo de 2026. As aulas estão previstas para começar no dia 9 de fevereiro, marcando o retorno de mais de 34 mil estudantes às unidades escolares.
A pré-matrícula deve ser feita, preferencialmente, pela internet, por meio do portal oficial do município, na opção Matrícula Digital. Para quem não tem acesso à internet ou encontra dificuldades no sistema, a prefeitura oferece atendimento presencial. Esse serviço ocorre no auditório do Paço Municipal, na Rua Coronel Ponciano, nº 1700, Parque dos Jequitibás. Além disso, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As unidades da Rede Municipal também realizam atendimento, das 7h30 às 13h30.
Prefeito acompanha os trabalhos no primeiro dia de atendimento
No primeiro dia de atendimento presencial, o prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, acompanharam os trabalhos. A movimentação tem sido tranquila e o atendimento de forma rápida. O prefeito orientou que as famílias procurem o atendimento presencial apenas em caso de dificuldade no acesso online. Marçal Filho também informou que os kits escolares serão entregues no primeiro dia de aula e que os uniformes devem chegar ainda neste mês, com expectativa de distribuição prevista a partir da primeira semana letiva.
Entre os atendidos no primeiro dia esteve Garelice Gascon, que compareceu à Central de Matrículas acompanhada do marido para realizar a pré-matrícula da filha de 6 anos. O casal, de origem venezuelana, mora há cinco anos em Dourados e tenta uma vaga na rede municipal pela primeira vez. “Como nossa filha é uma criança especial, estamos na torcida para conseguir uma vaga perto de nossa casa”, afirmou. Assim como a família de Garelice, a maioria das pessoas que procurou o atendimento presencial neste primeiro dia era de origem estrangeira.
Primeiro período segue até 16 de janeiro
O primeiro período de pré-matrícula segue, portanto, até o dia 16 de janeiro. A divulgação da primeira designação dos estudantes ocorrerá em 19 de janeiro. Além disso, a efetivação das matrículas acontecerá entre os dias 20 e 23 de janeiro. Já o segundo período de inscrições será, do mesmo modo, de 20 a 23 de janeiro. Em seguida, haverá nova designação em 26 de janeiro. Finalmente, a efetivação ocorrerá entre os dias 27 e 30.
Para realizar a pré-matrícula, é obrigatório indicar, antes de tudo, as opções de Ceim ou Escola Municipal de preferência. Ademais, deve-se informar o ano que o estudante irá cursar. Dessa forma, a distribuição das vagas seguirá critérios definidos em edital. Esses critérios priorizam, primordialmente, situações de vulnerabilidade social e vínculo de irmãos na mesma unidade escolar e outros requisitos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o secretário Nilson Francisco, a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado criou 1.050 vagas. Essas vagas estão em escolas estaduais para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
A medida permitiu à Rede Municipal ampliar a oferta de turmas do Pré-Escolar até o 3º ano, etapa que concentra o maior déficit de matrículas. Além disso, cerca de 3 mil vagas na Educação Infantil, destinadas a crianças de 0 a 5 anos em escolas conveniadas, serão abertas no fim de janeiro para atender famílias que não conseguiram vagas nos Ceims.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Dourados atende aproximadamente 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil, além de unidades conveniadas.
Fonte: PM Dourados



