Você está visualizando atualmente Ações conjuntas: Reinaldo Azambuja traça projetos com presidente do Paraguai
 Eduardo Riedel (Seinfra), Reinaldo Azambuja (MS), Mário Abdo Benitez (Paraguai) e Jaime Verruck (Semagro) durante o encontro

Ações conjuntas: Reinaldo Azambuja traça projetos com presidente do Paraguai

Governador do MS  aprofunda relações com Mário Abdo Benitez e iniciam tratativas para integração em diversas áreas: Rota Bioceânica, construção de uma segunda ponte, novo acesso na fronteira, ampliação do fluxo multimodal e a intensificação da logística comercial entre os dois países

O governador Reinado Azambuja e o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, se reuniram (23), em Foz do Iguaçu. Debateu-se, portanto, ações conjuntas entre o Estado e o país vizinho na região de fronteira.

No encontro, o governador reforçou ao presidente paraguaio a importância de aprofundar a integração fronteiriça em diversas áreas. Destacou, nesse sentido, a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho, cuja licitação está em fase final. A construção, por fim, é o último passo para a concretização da Rota Bioceânica. Vai encurtar, nesse sentido, distâncias entre as regiões produtoras de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos até os portos do Chile, via rodoviária.

Novo acesso na fronteira

“O presidente Marito não só garantiu a execução do projeto, como também reforçou intenção de concretizar o projeto de construção de uma segunda ponte sobre o Rio Apa, na divisa do município de Valhemy e Porto Murtinho, na altura da Colônia Ingazeira. Nós apoiamos esta segunda ponte. Também irá abrir novo acesso na fronteira.  E, consequentemente, aumentar fluxo de pessoas, as relações comerciais na fronteira, e estamos prontos para oferecer a logística necessária em nosso território para fazer esta ligação”, disse o governador.

Em fevereiro, o Governo de MS entregou o contorno rodoviário de Porto Murtinho. A obra dá acesso aos portos e integra o projeto da Bioceânica. “O maior gargalo sempre foi a logística, que encarece o preço final dos nossos produtos e chegam ao mercado internacional com menor competitividade. Com esta rota vamos crescer muito nas exportações e assim fortalecer a economia e os laços das duas Nações, encurtando o caminho para o Oceano Pacífico. ”, ressaltou Reinaldo Azambuja.

Reinaldo Azambuja cita crise hídrica

O presidente Mario e os governadores Reinaldo e Ratinho Júnior também discutiram a situação da crise hídrica que envolve os dois países. A seca histórica já está afetando, portanto, as comunidades ribeirinhas e a navegação pela hidrovia Paraguai- Paraná. Sem contar com os incêndios, que vêm devastando grandes áreas de pastagens e parques do Paraguai (Cerro-Corá), Mato Grosso do Sul e Paraná.

Acompanharam o governador Reinaldo Azambuja, os secretários Eduardo Riedel (Seinfra) e Jaime Verruck (Semagro).