No momento, você está visualizando NOVO RECORDE: Em março foram abertas 1.201 novas empresas em Mato Grosso do Sul, 32 em Naviraí
O registro de novas empresas em MS se superou, chegando a 3.750 novos estabelecimentos somente nos três primeiros meses de 2025 Foto: A. Not. Gov. MS

NOVO RECORDE: Em março foram abertas 1.201 novas empresas em Mato Grosso do Sul, 32 em Naviraí

Nos três primeiros meses do ano, registros de novas empresas em MS se superou

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) contabiliza o registro de 1.201 empresas no mês de março, maior número para o mês desde o início da série histórica, há 25 anos. Nos três primeiros meses do ano os registros de novas empresas em MS têm superado a casa do milhar, fato também inédito. Em janeiro foram 1.298, em fevereiro 1.251 e com as 1.201 de março, já totalizam 3.750 novas empresas abertas só em 2025 no Estado.

O movimento é crescente desde 2017, com recordes anuais sucessivos. Em 2023, pela primeira vez, a Jucems registrou mais de 10 mil empresas em um ano (10.117), número que foi superado no ano seguinte (11.164) e tende a ser novamente suplantado nesse ano, já que os totais mensais estão ficando acima de 1 mil novas firmas.

Para o presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, a expectativa é de melhora. “Sobretudo, a perspectiva de crescimento se mantém. Desse modo, a Junta Comercial se compromete a cada vez mais investir em inovações tecnológicas. Nesse sentido, estamos, ainda neste ano, procurando partir para a inteligência artificial com intuito de simplificar a vida do empresário”, afirmou.

Setor de Serviços registra o maior crescimento

O setor de Serviços reúne o maior número de registros; 911, seguido do Comércio com 252 e da Indústria com 38. Entre os subsetores que mais se destacaram estão Serviços combinados de Escritório e Apoio Administrativo (58 novas empresas); assim como Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo (58); Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (50); Holdings de Instituições Não-Financeiras (37); Cultivo de Soja (28); assim como Atividade Odontológica (26), Transporte Rodoviário de Cargas (23); Restaurantes e Similares (21) e por fim, Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial (20).

Na distribuição regional, Campo Grande lidera a abertura de empresas em março com 463, seguido de Dourados (133), Chapadão do Sul (123), assim como Três Lagoas (62), Naviraí (32), Ponta Porã (23), Nova Andradina (22), Maracaju (20), Sidrolândia (18), Corumbá (15), Coxim (14), Inocência (13), São Gabriel (12) e por fim, Amambai (10).

Outras notícias sobre a Jucems

Jucems lança serviço digital para agilizar o envio e assinatura de processos

O Governo do Estado deu mais um passo na modernização do processo de abertura de empresas por meio do Registro Digital. A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) lançou o serviço de Envio de Processo Sem Assinatura para Registro na Junta Comercial.

A implementação da funcionalidade “Processo sem Assinatura” no Portal de Serviços trará mais facilidade ao usuário. Em outras palavras, ela permitirá o envio de processos do registro empresarial para pré-análise. Isso possibilitará a correção de inconsistências, bem como pendências sem a necessidade de coletar a assinatura de cada sócio. A medida agilizará e facilitará o atendimento do empresário e dos Profissionais da Contabilidade.

Após o pré-deferimento, os sócios devem assinar o documento para que este possa ser aprovado. Em suma, essa mudança trará mais um avanço para empreendedores e contadores que precisam realizar aberturas, alteração e baixa de empresas de forma mais ágil e prática.

Fonte: A. Not. Gov. MS