Região de Corumbá recebe investimentos do Governo de MS
A região de Corumbá e Ladário vive um novo ciclo de desenvolvimento com quase R$ 1 bilhão em investimentos do Governo de MS, destinados a obras e ações nas áreas de Educação, Saúde, Saneamento básico e Infraestrutura urbana.
Mesmo diante de um cenário fiscal desafiador em 2025, o Estado manteve o ritmo de investimentos após a adoção de um rigoroso pacote de contingenciamento, com redução de 25% das despesas correntes. A estratégia garantiu equilíbrio fiscal e consolidou Mato Grosso do Sul como o estado que mais investe per capita no Brasil.
“Esse é, antes de tudo, o resultado de uma gestão responsável. Ela enfrentou, no entanto, o custeio da máquina pública. Ao mesmo tempo, não deixou de investir onde a população mais precisa. Corumbá e toda a região do Pantanal são prioridades do Governo do Estado”, afirmou o secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Junior.
Saneamento básico
Um dos principais avanços é, a princípio, o saneamento básico. Mato Grosso do Sul caminha, dessa forma, para ser o primeiro estado do Brasil a alcançar 100% de cobertura até 2028. Essa ação impacta, diretamente, a saúde pública, bem como a preservação do Pantanal. Além disso, melhora a qualidade de vida da população.
“Investir em saneamento no Pantanal é, primeiramente, cuidar da saúde das pessoas. Ao mesmo tempo, é proteger o meio ambiente. Desenvolvimento e preservação caminham, juntamente, juntos”, destacou o secretário.
Na educação, mais de 80% das escolas estaduais já funcionam em tempo integral, com salas climatizadas, lousas digitais, laboratórios de ciências e robótica, internet de alta velocidade e atividades esportivas e culturais. O Estado também oferece um dos melhores salários do país aos professores, refletindo na melhora dos índices de aprendizagem e na redução da evasão escolar.
O cenário de emprego pleno também se reflete na região. Desde 2023, mais de 250 mil pessoas foram qualificadas, antes de tudo, por meio do programa MS Qualifica Educação Profissional. Além disso, participaram de iniciativas como, por exemplo, voucher transportador. Do mesmo modo, beneficiaram-se de economia criativa e, bem como, programas voltados principalmente à tecnologia. Portanto, o alcance foi amplo e, sobretudo, diversificado. “Qualificar o trabalhador é garantir melhores salários, mais renda e mais oportunidades para as famílias da região”, ressaltou Walter Carneiro Junior.
Na saúde, o Governo do Estado avança na regionalização dos atendimentos. Em Corumbá, o hospital regional passa por reformas e recebe novos investimentos, enquanto o Estado mantém o compromisso com a implantação de uma nova unidade hospitalar para atender toda a região do Pantanal. “O fortalecimento da saúde regional é um compromisso do governador Eduardo Riedel e uma demanda justa da população”, concluiu o secretário.
Fonte: Secom/Gov.br



