Receita libera consulta ao 4º lote de restituição do IRPF ; Em MS que contemplados 88,5 mil contribuintes
A Receita Federal abre consulta ao quarto lote de restituição do IRPF 2023 em MS (24). Assim, 88,5 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul contemplados no próximo lote de restituição do IRPF 2023 e, juntos, vão receber mais de R$ 107 milhões. A rodada de pagamentos contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Em todo o país, que pago o montante de RS 7,5 bilhões a 6.1118.310 pessoas. O depósito ocorre diretamente na conta bancária ou pela chave Pix informadas na entrega da declaração.
Quem não tiver o dinheiro liberado terá ainda uma última oportunidade, em 29 de setembro, para embolsar a restituição. Caso não apareça em nenhuma das listas, isso significa que o contribuinte caiu na malha fina e terá que acertar as contas com o Leão.
Como fazer a consulta?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet a partir da segunda-feira e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”.
Então, em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.
Sendo assim, caso o valor restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte que comparecer a qualquer agência do BB ou ligar para a central de atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Malha fina
Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá saber se há alguma pendência em sua declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.
Por isso, para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR, que necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Sendo assim, as restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
Fonte: gov.ms