Altas temperaturas voltam a ficar acima da média em MS
Para esta quarta-feira (18), a previsão do tempo indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade e altas temperaturas no estado de MS (Mato Grosso do Sul).
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas voltam a ficar acima da média, podendo atingir entre 37°C e 40°C, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%.
“Essa situação ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorecendo o tempo quente e seco no estado de Mato Grosso do Sul”, explica o órgão.
Por isso, dadas as condições, as recomendações incluem beber bastante líquido, evitar exposição ao sol, umidificar os ambientes e, em nenhuma situação, atear fogo.
Em Campo Grande, a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 32°C. Os termômetros em Dourados marcam 16°C inicialmente e chegam aos 28°C ao longo do dia.
Contudo,na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã amanhece com 18°C e atinge 27°C à tarde. Anaurilândia, no leste, tem mínima de 17°C e máxima de 29°C.
Altas temperaturas MS
Na região do Bolsão, a mínima em Paranaíba é de 19°C e a máxima de 37°C; em Três Lagoas, o dia inicia com 18°C e apresenta máxima de 33°C. Mas, no norte do Estado, os valores em Coxim variam entre 25°C e 37°C.
Em Corumbá, no Pantanal, as temperaturas variam entre 26°C e 34°C, já Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 26°C e máxima de 35°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho, apresenta a temperatura mais alta do dia, com mínima de 24°C e máxima de 38°C.
As altas temperaturas podem causar vários problemas de saúde e riscos, como:
Desidratação: A desidratação é um risco alto em locais com altas temperaturas. Sintomas como boca seca, tonturas, irritabilidade e desmaios devem ser monitorados.
Insolação: Quando a temperatura está muito alta e a pessoa está exposta ao sol, o corpo pode entrar em insolação. Os sintomas incluem pele avermelhada e quente, dor de cabeça, confusão, náuseas e até desmaios.
Doenças cardiovasculares e respiratórias: As altas temperaturas podem causar problemas cardíacos como arritmia.
Desconforto: As altas temperaturas podem causar desconforto pelo suor liberado.
Fonte: gov.ms