Participam 25 diferentes estados no maior processo de qualificação de saúde de de MS
O Estado do Mato Grosso do Sul – MS traz o maior e um dos mais importantes processos de formação e qualificação profissional na área da saúde. As provas dos programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde Mental realizam-se domingo (8). Participam mais de 800 candidatos de 25 diferentes estados.
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a qualificação e formação dos profissionais de saúde representa um avanço muito grande para a saúde pública. Nesse sentido, assegura à população um atendimento especializado e de maior qualidade.
“Atraí profissionais de todo as cidades e estados que acreditam no trabalho que vem sendo executado em nosso Município. Nossa população beneficia-se com a adesão destes profissionais em nossa rede. Contribui para que a gente possa aumentar ainda mais a nossa cobertura da Atenção Primária”, comenta.
Com estes profissionais incluídos na atenção primária, a prestação de serviços na área é fortalecida. Gera, dessa maneira, promoção da saúde, como prevenção de agravos, cura e reabilitação dos indivíduos, cuidado em torno das necessidades individuais considerando os contextos de cada paciente, de familiares e comunitários.
Há estudos que mostram que a integração dos residentes ao atendimento da população aumenta a satisfação entre os cidadãos que utilizam a rede pública. Traz, dessa maneira, um custo-benefício maior para o governo. Nesse sentido, passa a se dar mais atenção a agravos que poderiam evoluir para urgências e emergências. Além disso, oferece atenção à saúde de quem mais precisa.
Inscritos nas provas de qualificação saúde
Ao todo foram, em suma, 803 candidatos inscritos que realizaram as provas. A residência Multiprofissional em Saúde da Família foi a que atraiu o maior número de candidatos. Um total de 631 disputando 47 vagas nas áreas de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.
A residência Médica em Medicina de Família e Comunidade teve 103 candidatos em disputa por 40 vagas. Já a residência Multiprofissional em Saúde Mental teve 69 candidatos para 4 vagas, duas de Enfermagem e duas em Serviço Social.
Além de Mato Grosso do Sul, participaram candidatos do Acre, Alagoas, Bahia, Brasília (DF), Ceará, Pernambuco, Espiro Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo Sergipe, Tocantis.
Assistência ao cuidado da população
Campo Grande tem buscado, acima de tudo, fortalecer a assistência ao cuidado da população com a ampliação da cobertura de Estratégia de Saúde da Família. Com a adesão ao Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde – LIAPS, implementado em 2019 em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz- Fiocruz, foi possível avançar.
Nos últimos cinco anos, nove unidades de saúde inauguraram-se. E mais de 700 profissionais de saúde foram convocados no maior concurso da história da saúde pública realizado em 2019.
Campo Grande passou, portanto, a figurar entre as 10 melhores capitais no acesso da população aos serviços de saúde. Sai, dessa maneira, da última colocação com 33% para a oitava, com 75% de cobertura.