Projeto Diálogos do Forró promove neste sábado (6), o Forrózim D’Elas, na Casa de Cultura da UEMS em Dourados
O projeto Diálogos do Forró promove neste sábado (6), das 17h às 22h, o Forrózim D’Elas, na Casa de Cultura da UEMS – Espaço Guaraoby, na Vila Progresso em Dourados, O evento será gratuito e destaca o protagonismo feminino na produção cultural, reunindo apresentações musicais, aula de forró, dança e teatro.
A iniciativa integra as ações do Diálogos do Forró, organizado pelos artistas Ana Vieira e Érico Bispo e pela produtora Joice Leite. Criado em 2023, o projeto tem como objetivo valorizar e difundir o forró em Mato Grosso do Sul com aulas, oficinas e encontros culturais.
A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) financia todas as atividades, que também contam com acessibilidade em Libras. Por meio do Ministério da Cultura e do Governo de Mato Grosso do Sul.
A programação começa com um aulão de forró comandado por Ana Vieira, que faz o aquecimento para o baile
Em seguida, Ana Paula Lopes se apresenta com um repertório de clássicos da música brasileira em ritmo de forró.
A atração da noite é o grupo As Januárias, de Olinda (PE). Formada em 2017 pelas irmãs Mayra Barbosa, Mayara Barbosa e Sidcléa Cavalcanti, a banda ganhou destaque nacional nas redes sociais interpretando músicas tradicionais do Nordeste.
O evento também terá performance de Érico Bispo, que mescla poesia, música, dança e teatro para contar as histórias do personagem Zé Beata. Representando, contudo, elementos das tradições populares, da fé e das jornadas migratórias brasileiras.
A programação inclui ainda a apresentação “Ela, a Flor; Ele, o Baião”, com Aline Amaral e Evandro Terra, alunos do projeto.
O número narra o encontro entre um homem e uma mulher que se conhecem por acaso em uma praça simples. Dando início a uma trajetória construída entre passos de xote, frevo, coco e baião, em uma representação do florescimento do amor ao som da cultura nordestina.
Serviços
O Forrózim D’Elas será realizado no sábado, 6 de dezembro, das 17h às 22h, na Casa de Cultura da UEMS – Espaço Guaraoby, na Rua Monte Alegre, 1955, Vila Progresso, com entrada gratuita.
Fonte: Casa da Cultura de MS





