O projeto contribui para criação de núcleos produtivos
O projeto Artesania/MS volta às atividades no mês de abril. Isso após um período de sete anos. E vai abranger vários municípios, a partir dessa segunda(4). São eles Caarapó, Coxim e Jardim. O Artesão Cleber de Brito estará à frente da oficina de Cerâmica. Que vai modelar os Bichos do Pantanal na cidade de Caarapó. Já em Coxim, a liderança da oficina fica por conta da Artesã Andreia Lacet. Que ensinará, entretanto, a Cerâmica Utilitária.
Porém, antes de realizar as oficinas, esses núcleos recebem visitas técnicas. Com a finalidade de analisar a realidade local. E além disso, alinhar qual ação será mais eficaz para incentivar a produção. Isso, através de análise da Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais.
Afinal, o projeto atua especificamente em etapas. Que podem ou não ser desenvolvidas no mesmo núcleo produtivo. Pois devem estar de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada um.
O projeto visa ainda, estimular o empreendedorismo. Nesse sentido, promover geração de renda sustentável. Isso tudo, numa fonte local de trabalho. Assim sendo, a curto e médio prazo. O projeto Artesania/MS volta agora em abril, para contribuir mais uma vez, com a criação de núcleos produtivos. Sobretudo, com respaldo e cuidados para se colocarem no mercado competitivo.
Três tipos de oficinas e suas características
As formas de atuação do projeto são Oficinas Técnicas, Oficinas de Design e Oficinas de Gestão.
Oficinas técnicas – compostas pelo Programa de Capacitação. Com o objetivo de promover o conhecimento relacionado ao manejo das técnicas artesanais. Como também, tradicionais do Estado de Mato Grosso do Sul. E dessa forma, se utilizando das matérias-primas regionais. Das quais são especificamente envolvidas e pelo Programa de aperfeiçoamento/reciclagem. Tudo isso, para melhorar o conhecimento dos artesãos. Seja no manejo das técnicas artesanais, como no aperfeiçoamento dos processos de produção. Igualmente, no melhor aproveitamento ou inserção de novas matérias-primas. Sobretudo dos núcleos de artesanato já em produção. Antecipadamente, à ação da interferência das Oficinas de Design.
Oficinas de design – Para desenvolver uma nova linha de produtos. De preferência, exclusiva ou ainda como produto de referência. Com a finalidade de conquistar novos mercados. O design é uma estratégia para aumentar a competitividade do produto. Que será sobretudo inserido no mercado. Essas oficinas são realizadas em núcleos de produção. Que se encontram, entretanto, em estágio avançado. Em outras palavras, que já estejam bem estruturados. E contudo, em produção constante. Necessitando apenas do projeto para a confecção de novos produtos. Onde consequentemente, se projetará no mercado.
As Oficinas de Gestão são uma etapa em que são realizadas oficinas de formação de preço de venda. Bem como, de gerenciamento. Como também, de atendimento ao público. Buscando, dessa forma, a profissionalização e empreendedorismo do profissional artesão.
Para alinhamento de ações e interesse em realizar o Projeto Artesania/MS, o caminho é um só. Basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais pelos canais: artesanato.fcms@gmail.com e (67) 3316.9107.