Interessados em lecionar língua portuguesa para migrantes internacionais podem participar do Programa UEMS ACOLHE como voluntários
O Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes Internacionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS abre chamada para voluntários que desejam colaborar com as aulas do curso Português como Língua de Acolhimento.
As aulas do curso Português como Língua de Acolhimento serão oferecidas, no primeiro semestre de 2022, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Itaquiraí, Cassilândia e Corumbá.
Podem ser voluntários todos aqueles que tenham interesse, em síntese, em lecionar língua portuguesa para migrantes internacionais. E, ainda, que tenham disponibilidade para as aulas. Este ano serão, por fim, oferecidas nas modalidades presencial e on-line.
Para se inscrever, basta preencher o formulário no link aqui.
A capacitação realiza-se, portanto, em 5 encontros. Três realizados remotamente e outros dois presenciais, como descritos a seguir:
Capacitação On-line Programa UEMS ACOLHE:
De 16 e 23 de fevereiro e 02 de março, quarta-feira, das 19h às 21h30.
Capacitação Presencial:
Campo Grande: 09 e 16 de março, quarta-feira, das 19h às 21h30.
Dourados e região: 11 e 12 de março, sexta à noite e sábado, manhã e tarde.
Corumbá: 18 e 19 de março, sexta à noite e sábado, manhã e tarde.
Cassilândia: 25 e 26 de março, sexta à noite e sábado, manhã e tarde.
As aulas do Programa UEMS ACOLHE tem início previsto a partir do dia 28 de março.
Programa UEMS ACOLHE no âmbito instituicional
O Programa UEMS ACOLHE favorece, como resultado, as discussões no âmbito instituicional de políticas institucionais e públicas no estado de Mato Grosso do Sul para a implantação de ações efetivas de acolhimento linguístico, humanitário e educacional a comunidade migrante internacional. Enfatiza, no entanto, a relevância do tema migração e deslocamentos no contexto nacional e internacional.
Favorece, dessa maneira, a reflexão sobre o que vem a ser uma sociedade que acolhe. Busca-se uma sociedade que responde a expectativas e a necessidades daqueles que chegam e precisam de acolhimento. Ainda que no campo linguístico mais emergencial.