Presidente Marcelo Bertoni participou da ação que é a 151ª edição desde 2016.
O programa Saúde do Homem e da Mulher Rural chegou a sua 151ª edição no ultimo sábado (27), sendo realizado no município de Mundo Novo. Então, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, participaram do evento que levou consultas e exames gratuitos à população da cidade.
“É um programa realizado desde 2016 pelo Senar/MS, onde já atendemos mais de 36,2 mil pacientes e quase 50 mil procedimentos foram realizados de especialidades médicas que muitas vezes o interior não possui. Aproveitem para se cuidar, pois o diagnóstico precoce salva muitas vidas. Mas, obrigado pela presença de todos aqui hoje”, disse Bertoni em seu discurso.
Por isso, o programa teve consultas de urologia, ginecologia, pediatria, dermatologia e oftalmologia. Além disso, o programa Sorrindo no Campo esteve durante toda a semana no município realizando consultas odontológicas em sua unidade móvel que finalizou o atendimento neste sábado.
Participaram da abertura oficial do evento o presidente do Sindicato Rural de Mundo Novo, José Pedro Sversut; a vice-prefeita Rosária Lucca Andrade; o secretário de Saúde de Mundo Novo, Fábio Doná; e o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Kaudi Filho.
Programa Saúde Rural
Promoção Social do SENAR reúne um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.
Nos últimos anos, o SENAR ampliou os investimentos em prevenção à saúde e qualidade de vida, com dois programas: Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural, trazendo como proposta, um olhar para a saúde integral.
Sendo assim, para realizar as ações de Promoção Social para a Saúde Preventiva no campo, o SENAR conta com diversos parceiros, que vão desde as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Lado a Lado pela Vida, bem como outras parcerias locais que ajudam na promoção do cuidado à saúde dessa população.
Fonte: senarms