Você está visualizando atualmente Programa Fila Zero Dourados faz 721 cirurgias catarata realizadas
O Programa Fila Zero de Dourados, completou um ano e beneficiou exatos 721 pacientes que aguardavam por cirurgias de catarata.

Programa Fila Zero Dourados faz 721 cirurgias catarata realizadas

Programa Municipal de Cirurgias Eletivas atende mais de 60 pacientes mensais em média e deve ser concluído antes do prazo

O Programa Fila Zero Municipal de Cirurgias Eletivas, lançado pela Prefeitura de Dourados, completou um ano e beneficiou exatos 721 pacientes que aguardavam por cirurgias de catarata, até o fim de março.

Dessa forma, a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) ampliou o convênio com a Funpema (Fundação Cardiogeriátrica) com recursos exclusivamente financiados pelo Município para que o programa pudesse implementado.

No lançamento, o secretário de Saúde, Waldno Lucena Jr fixou a meta ideal de 50 cirurgias mensais para, em 20 meses, zerar a fila para esse tipo de procedimento no município. Mas, o ritmo, porém, está acima do esperado, com mais de 60 cirurgias nos últimos 12 meses, em média. Apenas no primeiro trimestre deste ano, 158 pessoas atendidas pelo programa.

Então, antes da implantação do programa, a fila de espera pela cirurgia de catarata beirava mil pacientes, sem previsão de atendimento. “Há cerca de sete anos não fazíamos uma cirurgia de cataratas em Dourados”, disse o secretário na época.

Programa Fila Zero Dourados

Agora, números divulgados pela Sems apontam que 237 pacientes aguardam o procedimento. Se a média atual mantida, a lista deve zerada até agosto, dois meses antes do prazo inicialmente estabelecido.

“O programa vem sendo executado com sucesso e esperamos que siga nesse ritmo até que todos os pacientes atendidos”, completa Waldno.

Campanha Aquece MS arrecada roupas e agasalhos e pratica o civismo em Dourados

Uma iniciativa da sociedade civil pretende arrecadar mais de 30 mil peças de roupas e agasalhos para distribuídas a entidades necessitadas e cadastradas de Dourados, que atendem a periferia e aldeias indígenas do município.

A Campanha Aquece MS 2024 articulada pelo Rotary Club de Dourados e TV Morena, com apoio da imprensa, empresários, escolas, igrejas, enfim, de toda a comunidade. A meta dos organizadores superar a arrecadação do ano passado.

Por exemplo, cobertores, casacos, calçados, roupas em geral, em bom estado doados em vários pontos de arrecadação espalhados na cidade, ou na sede da TV Morena até o dia 3 de maio. No dia 4, acontecerá o DIA D, no Corpo de Bombeiros.

De acordo com Governador Assistente2023-24 do Rotary Club, Distrito 4470, Wanderley Escobar Oliveira, “neste ano, mais uma vez estamos propondo o envolvimento da comunidade escolar de nossa cidade, já que é uma excelente oportunidade para que crianças e jovens possam ser incentivados a participar de um evento que tem um forte apelo social e em benefício de toda a sociedade”.

Sendo assim, as escolas participantes estarão concorrendo ao “Troféu Solidariedade Aquece MS” – primeiro, segundo e terceiro lugares, e todas elas receberão o Certificado de Participação e Agradecimento.

Fonte: pm dourados