Pessoas de 22 a 30 anos podem participar do programa que desenvolve lideranças do agro.
A missão do Programa Jovens Líderes do Agro– CNA Jovem, idealizado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) busca fomentar lideranças empreendedoras e desafiar jovens para o protagonismo no agro. A iniciativa chega em sua 5ª edição trazendo conteúdo inédito em encontros presenciais e remotos.
Mato Grosso do Sul tem jovens participantes nas diversas edições. Todos em busca de desenvolvimento de habilidades empreendedoras, inovadoras e gestão do agronegócio em todas as suas áreas.
O Programa CNA Jovem busca brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, com vínculo com a agropecuária e formação técnica ou superior. Assim, o programa atraiu a participação de quase 5 mil jovens de todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Programa CNA Jovem
Mato Grosso do Sul tem formado grupos de jovens líderes
Por meio de mentorias e capacitações realizadas pelo Senar em técnicas de inovação e desenvolvimento de liderança, é possível identificar desafios e propor iniciativas que resolvam problemas apresentados em 5 áreas prioritárias: educacional, empresarial, institucional, sindical e político-partidária.
Em paralelo, o programa desenvolve diversas competências de liderança e identifica potenciais líderes na juventude. Além disso, o jovem que participa do programa tem oportunidade de fazer parte de atividades e discussões de grande relevância para o setor,. Ele também tem acesso a lideranças de referência em nossa sociedade. E, dessa forma, passa a fazer parte de uma grande rede de jovens participantes de todas as edições anteriores: a Rede CNA Jovem.
A Rede CNA Jovem congrega uma seleção de participantes das principais etapas que permanecem conectados, além de proporcionar aos futuros líderes um networking que cobre praticamente o Brasil inteiro.
Ao longo dos últimos sete anos, o CNA Jovem, que começou com uma única etapa nacional, é hoje um programa bem estruturado com fases estaduais e nacionais, que acontecem a cada dois anos.
Já ocorreram quatro edições nacionais, três edições estaduais e uma edição especial com egressos. Aliás, somente a 4ª edição do programa realizada entre agosto de 2020 a outubro de 2021 contou com mais de 3700 jovens do Brasil. Todos inscritos nas fases estaduais classificatórias. Pela primeira vez realizou-se uma edição 100% digital.
Atualmente, o programa já alcançou visibilidade em todo o país. Dessa maneira, tornou-se um dos maiores programas de liderança para jovens do agro de todo o Brasil.
Liderança Empreendedora
A base do CNA Jovem é a liderança empreendedora, entendida como aquela que mobiliza pessoas e grupos para que mudem a forma de pensar e agir diante de desafios complexos, e deixa um legado duradouro. Este tipo de liderança se baseia, sobretudo, na capacidade de produzir resultados concretos para os beneficiários, que podem ser grupos de pessoas, instituições ou localidades.
Dessa maneira, os jovens são conduzidos a construir iniciativas de liderança que levem às soluções inovadoras que atendam às necessidades dos beneficiários, ao qual o desafio do líder está subordinado.
Assim, a proposta desenvolve líderes comprometidos em transformar o futuro por meio da construção de um sistema alimentar mais resiliente, mais justo e mais forte.
A jornada do programa CNA Jovem tem duração de aproximadamente 12 meses com atividades distribuídas em três etapas, nacional e regional, presenciais e remotas.
Fonte: CNA