Prefeitura abre processo seletivo de professores bolsistas do Pronatec para atuar no Programa Mulheres Mil
A coordenação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Pronatec/FIC/Funsat, tornou público nesta quinta-feira (11), por meio do edital nº 01 2024-01 (Diogrande n. 7.346), a abertura das inscrições do Processo Seletivo Simplificado para seleção de profissionais interessados em atuar, na condição de professores bolsistas, nos cursos a serem ofertados pelo Programa Mulheres Mil, no âmbito da Escola de Educação Profissional da Funsat.
Dessa forma, em Campo Grande as inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 12 e 17 de janeiro, na sede da Escola de Educação Profissional da Funsat, localizada na Rua Quatorze de Julho, 992 – Vila Glória, 1º andar, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Por isso, os profissionais classificados para o cadastro reserva remunerados por meio da concessão de bolsas, em conformidade com o art. 9º da Lei nº 12.513, de 26/10/2011.
A carga horária semanal de dedicação ao Programa ficará limitada a 16 horas (de 60 minutos) semanais; o número de bolsistas e as respectivas cargas horárias determinados em função da quantidade de beneficiários da Bolsa-Formação do Pronatec/Mulheres Mil/Funsat.
Entre as atribuições do encargo de professor estão: planejar as aulas e atividades didáticas e ministrá-las aos beneficiários da BolsaFormação; elaborar notas de aula ou utilizar-se de materiais de apoio para complementar o assunto ministrado em sala de aula; adequar a oferta dos cursos às necessidades específicas do público-alvo, propiciando espaços de acolhimento e debate com os estudantes; registrar a frequência e o desempenho acadêmico dos estudantes e avaliar o desempenho dos mesmos.
Confira o edital clicando aqui.
O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
Então, o objetivo do programa é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.
Ao instituído nacionalmente por meio da Portaria nº 1.015 de 21 de julho de 2011 do MEC e se transformar em programa de cobertura nacional, o Programa Nacional Mulheres Mil amplia também seu escopo inicial de oferta de educação profissional e tecnológica. Mas, além dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) e qualificação profissional, inclui em sua oferta os cursos de educação profissional técnica de nível médio.
Sendo assim, os cursos ofertados de forma articulada com o ensino fundamental e o com o ensino médio (nas formas integrada e concomitante).
Fonte: pm campo grande