Procon de MS celebra Dia do Consumidor, 14 de março, com debates em torno da equidade de gêneros
O Procon de MS vai celebrar o Dia do Consumidor 2025 através de um evento para discutir a questão de gênero nas relações de consumo. A instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) integra igualmente outras ações do Governo do Estado que destacam a cidadania e autonomia das mulheres.
“Centramos nossos debates na desnaturalização das desigualdades entre homens e mulheres. Ou seja, buscamos promover o respeito, a defesa e a proteção no ambiente de consumo”, detalha o secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, que completa sua declaração sob o mesmo ponto de vista. “É importante lembrar que a Agenda 2030 das Nações Unidas, da mesma forma prevê que, para haver desenvolvimento sustentável, é primordial que se reconheça a igualdade de gênero como um direito fundamental na sociedade”.
O evento, previsto para às 13h30 no auditório do Procon, tem em sua programação palestra da doutora em Psicologia Social e vice-coordenadora do Observatório de Violência contra a Mulher (UFMS/SEMU), Jacy Correa Curado. Além disso, haverá também um debate conduzido pela advogada e mestre em Direito Larissa Brandão. A palestrante também é presidente da CDDC (Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor) da OAB/MS.
Logo depois haverá outro debate, conduzido pela assistente social e assessora da SPPM (Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres) da SEC (Secretaria de Cidadania), Veridiana Almeida.
As inscrições, que são gratuitas, estão disponíveis em: https://tinyurl.com/ynebwfsk.
Procon MS Dia do Consumidor
Serviço
O tema será “Questão de Gênero nas Relações de Consumo”
- Data e Horário 14/03/2025, das 13h30 às 17h30
- Local Procon Mato Grosso do Sul Rua Padre João Crippa, nº 3115, Campo Grande (MS)
- Inscrições https://tinyurl.com/ynebwfsk
N.E.: o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi atribuído a um discurso do ex-presidente dos EUA, John Kennedy, em 15 de março de 1962. Nesse pronunciamento, Kennedy enfatizou que os consumidores têm direito à proteção, à liberdade de escolha, assim como de expressar opiniões. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi criado em setembro de 1990, de acordo com a Lei nº 8.078. Por fim, sua vigência começou em março do ano seguinte.
Fonte: A. Not. Gov. MS