Entre esta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), o Procon MS vai promover o 1º Seminário Inclusão e Consumo: Diálogos pela Igualdade, em Campo Grande, confira
O Procon Mato Grosso do Sul promove nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), o 1º Seminário Inclusão e Consumo: Diálogos pela Igualdade, no auditório da instituição, em Campo Grande. O evento, contudo, contará com palestras, oficinas e um painel voltados à discussão sobre igualdade, acessibilidade, diversidade e harmonia nas relações de consumo.
Angelo Motti, secretário-executivo do Procon MS, ressaltou a importância do seminário como espaço de conscientização sobre os direitos e a dignidade de todos, sejam consumidores ou fornecedores. “Convidamos especialistas regionais e nacionais para contribuir com a disseminação de conhecimento qualificado, contando ainda com a certificação de nossa Escola do Consumidor”, afirmou.
Todavia, a programação abordará temas como igualdade e acessibilidade no consumo; desafios das mulheres no mercado; direitos das pessoas idosas; e inclusão de negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAPN+ nas relações de consumo.
Sobretudo, o seminário é voltado a representantes da sociedade civil, coletivos sociais, gestores públicos, empresários, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de defesa do consumidor, direitos humanos, diversidade, cidadania e justiça social.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do Procon-MS.
Sobre o Procon MS
Por fim, descubra qual é o maior intuito do Procon de MS.
O maior intuito do Procon-MS (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) é proteger e defender os direitos dos consumidores, garantindo que empresas e prestadores de serviços cumpram a legislação de consumo.
De forma mais detalhada, suas principais finalidades incluem:
Orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres, prevenindo problemas e conflitos.
Fiscalizar empresas e fornecedores para assegurar que cumpram as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Medir e solucionar conflitos entre consumidores e fornecedores, por meio de reclamações e mediações.
Promover ações educativas e preventivas, conscientizando a população sobre consumo responsável.
Aplicar sanções administrativas, quando houver descumprimento da lei.
Ou seja, o objetivo central é garantir que os consumidores tenham seus direitos respeitados e possam fazer compras. E contratar serviços de forma justa e segura.
Fonte: Procon MS