No momento, você está visualizando Procon de Dourados promove Campanha “Natal Legal”
Procon de Dourados promove consumo consciente e apoio ao comércio local. -Arquivo: Foto Ilustrativa/ Rovena Rosa por Agência Brasil

Procon de Dourados promove Campanha “Natal Legal”

Prefeitura de Dourados aproveitou o período de fim de ano para iniciar a Campanha “Natal Legal” e apoiar o comércio local

Procon de Dourados promove nesta quinta-feira (5) a Campanha “Natal Legal”, para incentivar a educação para o consumo consciente e valorizar o comércio local. Com o lema “Menos excesso, mais essência”, a iniciativa busca orientar consumidores e fornecedores sobre escolhas responsáveis e reforçar o verdadeiro significado do Natal.

o que é o Procon/MS?

O Procon/MS , instituição vinculada à Sead, é responsável pelo planejamento, coordenação e execução da Política de Proteção e Defesa do Consumidor em Mato Grosso do Sul.

Ele atua recebendo denúncias, orientando a população sobre questões de consumo e intermediando conflitos entre consumidores e fornecedores de bens ou serviços. Por meio de campanhas educativas e fiscalizações, o Procon/MS garante práticas comerciais justas e transparentes. Além disso, o órgão realiza ações preventivas, como a divulgação de listas de empresas notificadas ou multadas.

O papel do Procon na Campanha

Entre as ações previstas, estão a divulgação dos direitos do consumidor nas compras de fim de ano e dicas para evitar armadilhas promocionais, comuns nessa época do ano. Além disso, a campanha também incentiva a compra antecipada de presentes e a pesquisa de preços, destacando a possibilidade de variações significativas entre os estabelecimentos.

Juntamente com a Prefeitura de Dourados, o Procon de Dourados promove campanha especial, durante o mês de dezembro, incluindo blitzes educativas com distribuição de panfletos informativos, divulgação de pesquisas de preços de produtos natalinos e ações de fiscalização com orientações às empresas da cidade.

Além disso, a campanha reforça a importância de exigir nota fiscal e conhecer as políticas de troca das lojas, evitando transtornos. O Procon também orienta consumidores sobre compras online, alertando para práticas fraudulentas e cuidados com sites não confiáveis.

Fonte: Prefeitura de Dourados