Processo seletivo do IBGE em MS está com inscrições abertas somente até dia 10
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas para processo seletivo que contempla três oportunidades em MS: Aquidauana, Ponta Porã e Nova Andradina. No total, são 58 vagas temporárias de agente de pesquisas e mapeamento, distribuídas em 28 municípios de oito estados.
Os interessados têm até as 17h da próxima quarta-feira (10) para se inscrever. O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente de forma presencial em um posto do IBGE indicado no edital.
Ensino médio completo
O cargo exige ensino médio completo, idade mínima de 18 anos na data da contratação e nacionalidade brasileira ou portuguesa. O contrato tem duração inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado por períodos sucessivos até o limite de um ano, conforme a necessidade do instituto e o desempenho do contratado.
A remuneração mensal é de R$ 2.676,24, além de benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1 mil, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar (quando aplicável). Há reserva de vagas para pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados pretos ou pardos, conforme a legislação vigente.
Resultados
O cronograma prevê a divulgação da lista preliminar de inscritos em 16 de setembro, com prazo de recursos nos dias 17 e 18. A publicação da relação definitiva juntamente com o resultado preliminar da análise de títulos será em 22 de setembro. Já o resultado final está previsto para 26 de setembro.
Mais informações, incluindo endereços dos postos de inscrição e formulário necessário, estão disponíveis no edital publicado pelo IBGE. Acesse: https://ftp.ibge.gov.br/edital/PSS_Censo_2022/PSS_Complementar_Censo_2022/03_2025/Edital_03_2025_Final.pdf (copie e cole em seu navegador).
O IBGE é o principal provedor de dados sobre o Brasil. Ele, por sua vez, realiza levantamentos e censos importantes. Isso inclui, por exemplo, pesquisas sobre a população, a economia e a agricultura. Dessa forma, as informações coletadas pelo instituto são vitais. Elas, portanto, ajudam o governo a criar políticas públicas eficazes. Além disso, os dados contribuem para o planejamento do desenvolvimento social e econômico. Enfim, participar de seu trabalho é contribuir diretamente para o futuro do país.
Fonte: PCI Concursos