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O primeiro navio cargueiro movido a vela do mundo chegou (15) no litoral do Paraná. Trata-se do graneleiro Pyxis Ocean da China.

VEIO DE XANGAI: Primeiro navio cargueiro movido a vela do mundo chega ao Brasil

Um fato histórico: a travessia do primeiro navio cargueiro vela

primeiro navio cargueiro movido a vela do mundo chegou (15) a Paranaguá, no litoral do Paraná. O graneleiro Pyxis Ocean entrou na Baía de Paranaguá e deve atracar no porto na próxima semana, de acordo com o governo estadual.

Sensação nos mares desde que partiu de Xangai, na China, no começo de agosto, o navio cargueiro fretado pela Cargill, está sendo saudado em sua viagem inaugural porque utiliza velas metálicas, que podem ajudar a reduzir as emissões em até 30%. Esse sistema poderá ser o grande diferencial no futuro da navegação comercial.

O Porto de Paranaguá é o primeiro do Brasil a receber a embarcação. No porto paranaense, que é reconhecido por sua infraestrutura e capacidade de inovação, será carregado com 63 mil toneladas de farelo soja.

Conheça o 1º navio cargueiro do mundo movido a vela

A tecnologia, chamada BAR Tech WindWings, teve desenvolvimento da BAR Technologies, em parceria com Yara Marine Technologies, com apoio da União Europeia. Ela busca inovação e ganhos nos custos operacionais, além da redução na emissão de poluentes. A BRA trabalha em projetos náuticos, incluindo experiência em regatas oceânicas, como a America’s Cup.

Em maio do ano passado, o Porto de Paranaguá já havia recebido o navio MV Afros, também graneleiro e que usava velas rotatórias para ajudar na propulsão e reduzir o consumo de combustível.

A economia pode chegar a 12,5% graças aos rotores que giram com a passagem do vento e ajudam na impulsão da embarcação. Assim como o Pyxis Ocean, possui motor a combustão, mas nesse caso pode atuar com menos potência e gastar menos combustível fóssil.

A Portos do Paraná é signatária do Pacto Global da ONU e tem se destacado para atrair embarcações que estejam alinhadas na busca pela redução de emissão de gases do efeito estufa.

Chegada histórica do navio cargueiro movido à vela

Conta o jornalista que as velas ajudam o grande navio, de 229 metros de comprimento, a navegar em alto-mar com muito mais eficiência, economia de combustível e benefícios para o meio ambiente. Mas são recolhidas ao se aproximar da costa, razão pela qual, muito possivelmente, não estarão à mostra quando o graneleiro se aproximar do porto paranaense.

Segundo Jorge de Souza, a chegada do Pyxis Ocean à Paranaguá é histórica por dois motivos: será a primeira vez que um navio cargueiro movido também à vela (ele também possui motores convencionais a combustão) chega a um porto brasileiro. Além disso, marca o final bem sucedido da primeira viagem intercontinental de um navio equipado com velas desse tipo. Por isso, a travessia do Pyxis Ocean torna-se uma espécie de laboratório, acompanhado de perto por todas as empresas envolvidas no projeto.