Previsões de mercado para esta terça-feira
O grande destaque do mercado nesta terça-feira (2) será a divulgação da produção industrial brasileira de outubro, a partir das 9h. A projeção é de crescimento de 0,4% na comparação com o mês imediatamente anterior e de 0,2% na base anual.
No cenário político, a Comissão Mista de Orçamento analisa a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026. A Comissão de Assuntos Econômicos vota o projeto de lei 5.473/2025, que aumenta a carga tributária sobre fintechs e casas de apostas, em horário ainda não definido. Também às 9h, está prevista a análise do relatório da MP 1.309/2025, que libera R$ 30 bilhões para setores afetados pelas tarifas dos EUA. Às 14h, a CCJ da Câmara avalia o processo de cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Além disso, em Belo Horizonte, deputados mineiros devem votar a autorização para privatizar a Copasa (CSMG3) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Agenda
A agenda de mercado desta terça-feira inclui, às 10h, o dia do investidor da Vale em Londres. Ao meio-dia, a dirigente do Federal Reserve Michelle Bowman faz discurso nos Estados Unidos. Às 14h, em Brasília, o diretor de Regulação do Banco Central, Gilneu Francisco Astolfi Vivan, profere palestra sobre “Funding da Construção – Oportunidades e estratégias financeiras” no Conexão CBIC, evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com acesso aberto à imprensa.
No campo político, o presidente Lula participa às 12h50 de cerimônia sobre a ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca (PE). Às 16h40, visita a barragem Panelas II, em Cupira (PE), e às 17h10 participa da entrega da barragem e do anúncio da retomada das obras da barragem Igarapeba.
Brasil
- 9h – Produção industrial
Internacional
EUA e Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está ficando sem opções para renunciar e deixar seu país com o salvo-conduto garantido pelos EUA, após uma breve ligação com o presidente dos EUA, Donald Trump, no mês passado, na qual Trump recusou uma série de pedidos do líder venezuelano, de acordo com quatro fontes informadas sobre a ligação.
O telefonema, em 21 de novembro, ocorreu após meses de crescente pressão dos EUA sobre a Venezuela, incluindo ataques contra supostos barcos de contrabando de drogas no Caribe, repetidas ameaças de Trump de estender as operações militares para terra e a designação do Cartel de los Soles, um grupo que o governo Trump diz incluir Maduro, como uma organização terrorista estrangeira.
Brasil
Política monetária
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira que já faz “algum tempo” que a autarquia mantém o termo “bastante” em suas comunicações ao defender uma Selic restritiva por período “bastante prolongado”, enfatizando que essa contagem de prazo não zera a cada reunião de política monetária. Galípolo afirmou que o BC não tem sinalização sobre o próximo passo para os juros básicos porque segue analisando a evolução de dados a cada encontro do Comitê de Política Monetária (Copom).
Impacto bilionário
Reajustes concedidos a servidores do Poder Executivo e a reestruturação e criação de novos cargos terão um impacto de R$ 4,2 bilhões no Orçamento do ano que vem, afirmou o Ministério da Gestão, em nota divulgada (1º). Os reajustes estão contidos em projeto de lei encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso (1º).
Michelle Bolsonaro
A disputa por vaga ao Senado no Ceará em 2026 provocou atritos na família Bolsonaro. Antes de tudo, Michelle Bolsonaro faz lobby no PL priordialmente pela vereadora Priscila Costa de Fortaleza. Dessa forma, alinhada a pautas evangélicas e de defesa da família.
Por outro lado, o deputado André Fernandes defende a indicação de seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes. Isso após críticas de Michelle, pois negociou com ex-ministro Ciro Gomes.
A avaliação hoje é que o PL, primordialmente, tem direiro a apenas uma candidatura ao Senado no estado. Nesse sentido, a segunda vaga fica para partido aliado.
PEC da Segurança Pública
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que o relator da PEC da Segurança Pública (PEC 18/25), deputado Mendonça Filho (União-PE), vai apresentar seu parecer aos líderes partidários hoje (2). De acordo com Motta, a previsão é que o texto do relator seja votado na comissão especial na quinta-feira (4). Motta quer votar a PEC ainda neste ano em Plenário.
Mineração irregular
No Brasil, há 257.591 processos minerários em atividade. Destes, o equivalente a 37% ( 95.740), apresentam algum tipo de inconsistência. Os dados são do Monitor da Mineração do MapBiomas, plataforma lançada nesta terça-feira (2). A ferramenta consolida dados de mais de 80 anos de processos da Agência Nacional de Mineração (ANM). Também permite o cruzamento com o histórico da área minerada a partir de mapas anuais de cobertura e uso da terra no país.
De acordo com o coordenador César Diniz, da equipe Mineração do MapBiomas, o Monitor reúne dados dispersos. Além disso, organiza-os. Acima de tudo, destaca situações atípicas. Em outras palavras, apresenta informações claras e compreensíveis. Nesse sentido, oferece acesso gratuito. Tanto para órgãos de fiscalização e controle. Bem como para jornalistas, pesquisadores e sociedade civil.
Fonte: Infomoney




