ALEMS debate cronograma de gestão das rodovias de MS
O cronograma de gestão das rodovias de MS será tema de debate na ALEMS na próxima terça-feira (1º de julho). A reunião contará com a participação da diretoria da Motiva, empresa responsável pela manutenção e gestão da BR-163, além de deputados da Comissão Temporária de representação para acompanhamento da concessão da rodovia. Assim, o encontro busca, antes de tudo, alinhar informações e garantir transparência no processo.
O presidente da ALEMS, deputado estadual Gerson Claro, recebeu em seu gabinete (26) a visita do diretor da CCR MSVia/Motiva, Nelson Soares Neto. Ambos confirmaram a reunião para apresentação do projeto de gestão da BR-163 aos deputados da ALEMS. Portanto, o diálogo entre os representantes já está em andamento.
Entre os pontos da reunião com a concessionária estarão o detalhamento do cronograma das obras previstas, as fases de execução, os parâmetros de segurança viária e os critérios técnicos adotados na modelagem contratual. Além disso, será discutido, especialmente, o contexto da recente repactuação firmada com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Dessa forma, a reunião abordará, sobretudo, questões fundamentais para a eficiência e segurança da rodovia.
Outras notícias sobre a gestão da BR-163
O leilão da BR-163, realizado em maio de 2025, teve como objetivo a concessão da rodovia, com investimentos de R$ 16,5 bilhões ao longo de 29 anos. O leilão foi um marco, com a renovação da concessão sob responsabilidade da MSVia, do grupo CCR. A ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) participou ativamente das discussões sobre o leilão, com audiências e entrega de denúncias ao Ministério Público Federal.
A BR-163/MS é a principal rodovia do estado de Mato Grosso do Sul, desempenhando papel fundamental para o escoamento da produção agroindustrial. Por isso, a rodovia é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico regional e para a logística de transporte de cargas e passageiros.
Investimento previsto
O investimento previsto para a rodovia soma R$ 16,5 bilhões ao longo de 29 anos, um valor expressivo que demonstra a importância atribuída à infraestrutura viária do estado. A gestão da rodovia está sob responsabilidade da concessionária MSVia, atualmente chamada de Motiva, pertencente ao grupo CCR, uma das maiores empresas do setor no país.
Entre as principais obras previstas estão a duplicação de 203,02 km da rodovia, além da construção de faixas adicionais, contornos urbanos e vias marginais. Essas intervenções visam aumentar a segurança e a eficiência no transporte de cargas e pessoas na região, melhorando a fluidez do tráfego e reduzindo acidentes.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) acompanha de perto o andamento da concessão. Deputados já criticaram a falta de concorrência no leilão, destacando que a CCR foi a única empresa interessada em assumir a gestão da rodovia. Além disso, a ALEMS realizou audiências públicas para debater os impactos da concessão e questionou a CCR sobre o cumprimento do contrato original.
Por fim, a ALEMS protocolou denúncia no Ministério Público Federal (MPF), solicitando providências e a adoção de medidas cautelares em relação à concessão da CCR. Dessa forma, o Legislativo reforça seu papel fiscalizador e busca garantir transparência e eficiência na gestão da BR-163/MS.
Fonte: ALEMS