Você está visualizando atualmente Prefeitura serve 3,7 milhões de refeições por mês em escolas
Toda a alimentação da Reme é preparada com produtos de qualidade que garantem a qualidade no alimento oferecido a esse público.

Prefeitura serve 3,7 milhões de refeições por mês em escolas

Toda a alimentação da Reme preparada com produtos de qualidade que garantem a qualidade no alimento oferecido a esse público

Com o preparo diário pelas merendeiras nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura oferece por mês, mais de 3,7 milhões de refeições para os 109 mil estudantes das escolas de ensino fundamental e de Educação Infantil.

Dessa forma, toda a alimentação da Reme preparada com produtos de qualidade que garantem a qualidade no alimento oferecido a esse público.

“Nossos produtos têm procedência e qualidade, sejam os industrializados, proteína, e também os itens da agricultura familiar. Os perecíveis como frutas, legumes, verduras, têm cronograma de entrega semanal nas escolas”, afirma a nutricionista da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), Michelli Ignácio.

Para os pais e os alunos, a alimentação na escola importante e necessária.

Por isso, com quatro filhos com idades de 10, 7 e 3 anos e a caçula de 18 meses, estudando em unidades da Reme, a cabeleireira Cassandra de Araújo Silva reconhece a qualidade da merenda. “Eu chego na EMEI para pegar as duas mais novas e pergunto quando vão me convidar para comer lá. A comida é cheirosa. A caçula não toma nenhum tipo de leite em casa, já tentei várias vezes. Mas o da escola ela toma, porque é com nestogeno (fórmula para complementar a nutrição dos bebês)”.

Os dois filhos mais velhos estudam na Escola Municipal Coronel Antonino e as duas mais novas, na EMEI Paulo Siufi. “Eles não reclamam de nada. Todos voltam de barriga cheia pra casa. Contudo, eu sei que é bem feito e preparado. Eu sou a favor da merenda, pois garante que as crianças comam uma refeição saudável e completa”, conclui Cassandra.

Por mês, as 205 unidades escolares recebem 150 toneladas de itens secos e congelados, além de hortifrúti, para a produção das refeições. Então, cada mês a equipe técnica de nutricionistas da Suale elabora sete cardápios diferenciados para unidades urbanas e rurais, de acordo com o público e o período de funcionamento (integral ou não), para respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, além da sazonalidade e diversificação agrícola da região na alimentação saudável adequada.

Sendo assim, o cardápio balanceado e oferecem frutas, verduras, proteínas e outros nutrientes, contemplando todos os grupos alimentares com itens de qualidade, garantindo alimentação equilibrada para cada faixa etária dos nossos alunos.

As refeições por mês em escolas  (carnes)

A carne de origem bovina (músculo moído e congelado) adquirida e destinada para a merenda dos alunos da Reme é congelada pelo método IQF, com máximo 10% de gordura ou sebo, 3% de água limpa, sem aponeurose (membrana fibrosa) e excesso de gorduras, e com carimbo de inspeção do órgão regulador (SIF, SIE, ou SIM). O congelamento individual de 2 kg de carne facilita o porcionamento, diminuindo a manipulação e o tempo de preparo, com menor risco de contaminação.

O produto 100% aproveitado, não havendo desperdício.

Os produtos comercializados através do método IQF (congelamento rápido individual sendo o melhor método de conservação de alimentos perecíveis) mantêm a qualidade nutricional e sensorial igual ao produto fresco, porém com todas as vantagens já descritas.

“Por ser IQF não há necessidade de ser descongelada para preparação do cardápio, além de facilitar o porcionamento das refeições podendo ser dosada sem alterar sua validade após a abertura da embalagem.

Contudo, uma carne com um método inovador para a merenda de Campo Grande que está garantindo a qualidade, além de evitar qualquer desperdício em comparação a carnes já utilizadas na merenda escolar”, explica a nutricionista.

Restrições alimentares

Atualmente, a Reme tem aproximadamente 450 alunos com algum tipo de restrição alimentar, como intolerância a lactose, ao glúten, doença celíaca, diabetes mellitus e alergia à proteína do leite de vaca, soja, ovo e corante.

Então, para atender a este público com qualidade e segurança, garantindo que também comam a merenda, são elaborados 273 cardápios diferentes para estas crianças adolescentes, observando as necessidades com alimentos específicos sem glúten, lactose, entre outros.

Sendo assim, para a confecção dos cardápios nas refeições entregues por mês em escolas são realizadas visitas técnicas com a equipe especializada de nutricionistas para a coleta de informações e as devidas orientações para o preparo do alimento na escola.

 

 

 

Fonte: pm Campo Grande