Você está visualizando atualmente Prefeitura faz mutirão para atendimentos à lideranças comunitárias
O mutirão também visa ampliar os conhecimentos dos dirigentes populares na articulação, fortalecendo e desburocratizando o elo com o setor público

Prefeitura faz mutirão para atendimentos à lideranças comunitárias

Cerca de 200 lideranças passaram pela ação, que prestou serviços com informações jurídicas e contábeis

A Prefeitura realizou na manhã de terça-feira (21), um mutirão para atender lideranças das Associações Comunitárias de Campo Grande, durante a 3ª edição do “Todos Juntos pelo Comunitário”, organizado na sede da Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc). Assim, cerca de 200 lideranças passaram pela ação, que prestou serviços com informações jurídicas e contábeis, atendimento de saúde e ofereceu cursos de capacitação.

“Essa ação é voltada 100% ao líder comunitário e foi realizada em comemoração ao mês dessas pessoas que representam seus bairros, suas comunidades e suas demandas. Assim, o líder comunitário atua com um trabalho voluntário, com foco no bem comum de todos. Por isso a importância desse mutirão, para que ele saia daqui embasado juridicamente, com noções de contabilidade, além de outras capacitações e suportes”. Explica Marcos Paulo Pegoraro, subsecretário da Suasc.

Assim, durante o mutirão foi promovido pela subsecretaria o Programa de Capacitação de Líderes Comunitários (Prolic), que busca capacitar as lideranças para uma melhor atuação em atender as demandas dos bairros e comunidades onde residem. Com apenas 20 anos, Natchelli Machado é membro da Associação do Moradores do Jardim Morenão. Assim, a estudante afirma que a capacitação e orientação que recebeu nesta manhã são fundamentais para atuar em sua comunidade.

“Achei o conteúdo muito interessante, nem imaginava que poderia me render tantas ideias como processo de regularização de uma associação, eleição e documentação necessária para a instituição da associação de moradores, além de ensinar a administrar um clube de mães. Estou saindo daqui cheia de ideias’, disse.

Aliás, o mutirão também visa ampliar os conhecimentos dos dirigentes populares na articulação, fortalecendo e desburocratizando o elo com o setor público, com orientações sobre questões jurídicas e contábeis. “Eu vim buscar informações para poder executar uma reforma em nossa associação, para poder fazer tudo certinho em trâmites legais e declarado. Nossa associação está precisando de correção no telhado, vim saber se também conseguimos algum apoio. Aqui, a gente recebe tudo quanto é suporte, tudo que você vier procurar, você acha”. Diz Ivelto Carrilho Alves, presidente da Associação de Moradores do Bairro Taquarussu.

Cursos

Iracema Cardoso é presidente da Associação da Cohab e conta que foi buscar informações sobre contabilidade para deixar a ‘casa’ em ordem. “Vim buscar a regularização da documentação na qual eu sou presidente do bairro. Essa ação é de extrema importância porque nem todas as comunidades dispõem de recursos para pagar um contador. Saio daqui muito bem atendida”.

Portanto, para complementar as atividades do mutirão, a Suasc também disponibilizou um curso de produção de Trufas e Pirulitos de Chocolate, cujo objetivo é oferecer oportunidades para as pessoas terem uma complementação de renda. Para quem está em busca então de uma oportunidade empreendedora no mercado de trabalho, a oportunidade valeu como um pontapé inicial.

“Sempre tive vontade de fazer um curso voltado a culinária para utilizá-lo como trabalho mesmo. E ainda, um trabalho que posso fazer da minha casa e aumentar o orçamento familiar. Meu intuito mesmo é tirar uma renda extra e hoje aprendi muitas coisas aqui, além de esclarecer dúvidas de como colocar preço nos produtos. Foi show”, disse a manicure Emanuely Cristaldo Rodrigues, de 19 anos.

Aliás, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) disponibilizou 200 vacinas contra a gripe (Influenza) durante o Mutirão, sendo 160 aplicadas na ocasião. Em parceria com a Faculdade Prime, oferecido todo o suporte jurídico para os líderes comunitários e orientação contábil disponibilizado pela Suasc.

Fonte: PM de Campo Grande