No momento, você está visualizando Prefeitura lança projeto “Juventude ao Trabalho” com vagas, estágios e cursos
Prefeitura de Dourados lança programa 'Juventude ao Trabalho' em celebração ao Dia Internacional da Juventude Foto: Pixabay

Prefeitura lança projeto “Juventude ao Trabalho” com vagas, estágios e cursos

Prefeitura de Dourados lança programa ‘Juventude ao Trabalho’

Hoje, 12 de agosto, Dourados celebra o Dia Internacional da Juventude com o lançamento oficial do projeto “Juventude ao Trabalho”, promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude. A iniciativa vai oferecer aos jovens da cidade vagas de emprego, estágios e cursos gratuitos de qualificação em diversas áreas do conhecimento, abrindo portas para a primeira experiência profissional.

O projeto é destinado a jovens de 15 a 29 anos. Conforme o Estatuto da Juventude, essa é a faixa etária do público. A iniciativa conta com a parceria de diversas instituições. Em primeiro lugar, o Senac e o Senai. Assim como o CIEE e o Instituto João Bittar. Ademais, a Associação Comercial e a Casa do Trabalhador. A Rede Estadual de Ensino e a Secretaria Municipal de Assistência Social são parceiras.

O objetivo é garantir não apenas oportunidades, como também todo o suporte necessário. O suporte vai desde a inscrição digital e a triagem. Por fim, a iniciativa oferece orientação sobre currículos, documentação e preparação para entrevistas.

De acordo com o prefeito Marçal Filho, a ação é um marco para o município. “Nosso compromisso é com o futuro da nossa cidade, e isso passa diretamente pela inclusão e geração de oportunidades para os nossos jovens”, afirmou.

No lançamento, que ocorre no auditório do Senac, também será apresentada a nova composição do Conselho Municipal de Juventude e divulgados outros projetos em andamento, com direito a escuta pública e acesso ao formulário de inscrição online.

A importância do apoio à juventude

O apoio à juventude na busca por trabalho é, acima de tudo, um investimento fundamental para a sociedade. Primordialmente, ele fomenta a independência financeira e a autoestima dos jovens. Além disso, os insere na vida adulta e contribui para a sua qualificação. Em contrapartida, a sociedade também se beneficia, pois ganha uma força de trabalho engajada. Por isso, programas como este são mais que oportunidades. São pilares para a construção de um futuro mais sólido e promissor.

Fonte: PM Dourados