Prefeito ressalta retomada dos voos comerciais no aeroporto regional de Dourados
O prefeito Marçal Filho foi cirúrgico durante solenidade oficial de abertura da 59ª Exposição Agropecuária e Industrial (Expoagro), e detalhou para um público atento e exigente os esforços que a prefeitura está fazendo para a retomada dos voos comerciais no aeroporto regional de Dourados. “O município atendeu todas as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para homologação do aeroporto para voos comerciais e agora depende exclusivamente da licitação que a Infraero vai fazer para aquisição da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo”, ressaltou.
Parceria com o governo do Estado
Marçal Filho também destacou a parceria do governo do Estado para superar os desafios da retomada dos voos comerciais no aeroporto regional de Dourados. “Estive pessoalmente em reunião com executivos da Azul, assim como da GOL e já havia conversado por telefone com executivos da Latam”, ressaltou o prefeito. “Nesse sentido, o governador Eduardo Riedel anunciou (9) que a Latam aterrissa de Dourados com o primeiro voo em setembro e esse anúncio é sobretudo fruto da parceria que o município e o Estado firmaram para que nossa cidade pudesse retomar os voos comerciais para os grandes centros do Brasil”, completou o prefeito.
Abertura da 59ª Expoagro de Dourados
Durante a abertura da Expoagro, Marçal Filho também destacou a força do agronegócio do município e do Mato Grosso do Sul. Marcaram presença na solenidade o governador Eduardo Riedel, assim como o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro e o ex-governador Reinaldo Azambuja. Além disso, estiveram também presentes deputados estaduais, federais, bem como vereadores, prefeitos da região e o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni. Por fim, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira, anfitrião da feira, também foi destaque nas homenagens.
Em seu discurso, Marçal Filho parabenizou Gino Ferreira pela realização da Expoagro, que, segundo ele, “entra para a história”. Assim, o prefeito exaltou o protagonismo de Dourados e do Estado no agro nacional, citando o crescimento em áreas antes pouco exploradas, como a produção de laranja, amendoim e celulose, fruto do trabalho iniciado ainda na gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja.
Ele também fez questão de ressaltar a importância da atuação do deputado federal Rodolfo Nogueira, presidente da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados. Além disso, saudou a parceria com os deputados estaduais presentes, representados na pessoa do deputado Zé Teixeira. Marçal Filho também falou da parceria com a Câmara de Dourados pela governabilidade e recuperação do município e então destacou a condução do Legislativo Municipal pela presidente da Câmara de Vereadores, Liandra Brambilla.
Balanço dos primeiros meses de gestão
Marçal aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos primeiros quatro meses de gestão. Nesse sentido, destacou as medidas adotadas para enxugar a folha de pagamento da prefeitura e regularizar a situação financeira do município. Isso inclui a retirada do nome de Dourados do CAUC, o “SPC das prefeituras”. Essa ação permite ao município receber repasses federais e firmar convênios.
Ele relatou que recebeu uma prefeitura mergulhada em dívidas. Citou como exemplo a situação da Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud), que administra a UPA e o Hospital da Vida, com dívidas superiores a R$ 80 milhões. O prefeito destacou ainda as obras de recapeamento em andamento no Grande Água Boa. Mencionou também a abertura de licitações para construção de postos de saúde e escolas. Além disso, falou do projeto para trocar toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED até o fim da gestão. Comentou, por fim, os ajustes necessários nos projetos do Fonplata.
Marçal Filho enfatizou que a atual gestão está focada no resgate da autoestima dos douradenses. “Estamos trabalhando para que Dourados não seja apenas a segunda maior cidade do Estado, mas que seja a melhor para se viver”, ressaltou. “Isso só é possível com a união da nossa equipe, dos deputados e do governador”, afirmou. O prefeito encerrou seu discurso anunciando que, com apoio da bancada federal e do Estado, planeja revitalizar os parques da cidade e criar um novo cartão-postal para Dourados, que será o Parque Arnulpho Fioravante.
Desenvolvimento
O governador Eduardo Riedel também discursou e ressaltou a importância da Expoagro como uma das maiores feiras do Estado.
Ele elogiou a estrutura do parque e as obras em andamento em Dourados. Citou como exemplos o recapeamento de bairros como Água Boa e Santo André. Destacou a parceria com o prefeito Marçal Filho. Riedel afirmou que o desenvolvimento é a melhor ferramenta para combater a pobreza. Explicou que o Estado está trabalhando em três frentes. Orçamento estadual, assim como recursos federais e atração de investimentos privados. “O investimento privado só vem se o projeto da cidade for bom e oferecer retorno”, disse. Garantiu que Mato Grosso do Sul está se estruturando para seguir crescendo.
Fonte: PM Dourados