Possibilidade de chuvas em diversas regiões de MS
A previsão indica sol com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas em diversas regiões de MS. Há risco de tempestades acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
De acordo com o monitoramento meteorológico, o cenário está associado ao intenso transporte de calor e umidade em baixos níveis, combinado ao deslocamento de cavados em diferentes camadas da atmosfera. Além disso, a aproximação de uma frente fria oceânica e a atuação de áreas de baixa pressão devem intensificar as instabilidades sobre o Estado nos próximos dias.
As temperaturas mínimas variam entre 20°C e 22°C e as máximas entre 26°C e 31°C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. No Pantanal e sudoeste, os termômetros marcam de 24°C a 28°C nas mínimas e de 33°C a 35°C nas máximas. Já no Bolsão, leste e norte, as mínimas ficam entre 21°C e 24°C, com máximas entre 29°C e 35°C.
Em Campo Grande, as temperaturas devem oscilar entre 22°C e 24°C nas mínimas e até 32°C nas máximas. Os ventos sopram predominantemente do quadrante norte, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas acima de 60 km/h em pontos isolados.
Sobre o Cemtec
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) é um órgão que pertence ao governo do estado de MS e está vinculado, principalmente, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC). Além disso, realiza, constantemente, o monitoramento do tempo e do clima no estado, utilizando uma rede de estações meteorológicas automáticas. Ao mesmo tempo, fornece previsões meteorológicas e emite alertas sobre condições climáticas adversas, como secas, tempestades e incêndios florestais. Dessa forma, disponibiliza dados e informações à população. Além disso, oferece suporte aos produtores rurais, à defesa civil e a outros órgãos. Assim também, contribui, sobretudo, para o planejamento e a prevenção de desastres.
Fonte: Cemtec



