Você está visualizando atualmente Porto de Santos fecha 2022 com recorde de cargas
O Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga em 2022, montante 10,5% superior a marca anterior, registrada em 2021.

Porto de Santos fecha 2022 com recorde de cargas

Porto também bateu seu recorde na movimentação de contêineres

O Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga em 2022, montante 10,5% superior a melhor marca anterior, registrada em 2021.

Por isso, os embarques chegaram a 118,7 milhões de toneladas e os desembarques totalizaram 43,7 milhões de toneladas.

Então, comparado há 4 anos, o aumento na movimentação foi de 22%, considerando o montante de 133,2 milhões de toneladas movimentadas em 2018, o que representa um crescimento médio anual de 5,1%.

Na movimentação de contêineres, o Porto de Santos também bateu seu recorde, movimentando 5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2022, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior, e de 21% na comparação com 2018.

“O porto está chegando perto de sua capacidade máxima para movimentação de contêineres, que é de 5,3 milhões de TEU/ano. Dessa forma, por meio do último Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), aprovado em 2020, a SPA [Autoridade Portuária de Santos] realizou cinco leilões e endereçou mais 6 projetos para atender as demandas do porto”, destacou a administradora, em nota.

Sendo assim, segundo a SPA, entre os projetos previstos está o novo terminal de contêineres STS 10, que aumentará a capacidade em 2,3 milhões TEU/ano.

Tarcísio: Lula não descarta leilão do Porto de Santos e se diz ‘livre de dogmas’

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fechou as portas sobre o megaleilão do Porto de Santos, que foi desenhado durante sua gestão como ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro.
“Não descartou, pelo contrário, abriu o diálogo”, relatou o ministro ao Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Mas, a indicação já foi vista como muito positiva pelo governador de São Paulo.
Tarcísio reconhece que a privatização do porto, no modelo de venda da autoridade portuária, é tema sensível para o presidente petista – algo que, segundo ele, foi exposto durante o encontro.
Fonte: agencia brasil