Policlínica Infantil de Dourados passa por reestruturação
O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, foram conferir de perto (27) a nova realidade da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI) de Dourados, que passou por uma reestruturação em seu quadro de especialistas e hoje é referência no atendimento pediátrico da rede pública de saúde, oferecendo diversas especialidades para crianças e adolescentes de 0 até 15 anos, 11 meses e 29 dias. São cerca de 2 mil atendimentos mensais, realizados em um ambiente acolhedor e com atendimento humanizado. Durante a vistoria, o prefeito Marçal Filho anunciou que o município pretende ampliar esse número de atendimentos com a oferta de novas especialidades médicas pediátricas.
Por meio de um trabalho amplo, voltado às demandas da população, a Prefeitura de Dourados passou, em 2025, a oferecer o atendimento em psiquiatria infantil. Trata-se, portanto, de um importante avanço na rede pública municipal. A ação é conduzida, sobretudo, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sems).
Os atendimentos são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), com agendamento pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Incluem, ainda, consultas em diversas especialidades: pediatria, alergologia, homeopatia, pneumopediatria, psiquiatria, dermatologia, nutrição, enfermagem, odontopediatria, psicologia, fonoaudiologia e assistência social. A unidade, destinada à população douradense, destaca-se, acima de tudo, pelo tratamento de sífilis congênita. Atua, também, na aplicação da palivizumabe, medicamento que funciona como anticorpo monoclonal específico contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
Policlínica se tornou referência em saúde infantil no Estado
O prefeito Marçal Filho ressalta que o local se tornou referência em Mato Grosso do Sul em saúde infantil. Isso ocorre, principalmente, porque o serviço sempre foi um anseio antigo. Ele recorda que, enquanto deputado, encaminhou recursos para a construção da unidade. Além disso, enfatiza que, junto à psiquiatria, a prefeitura trouxe também o atendimento com neuropediatra. A princípio, ocorre em uma clínica conveniada, mas, posteriormente, também será realizado na PAI. “Ver a PAI funcionando com especialistas é um sonho. Neste ano, conseguimos trazer a psiquiatria e agora temos neuropediatria para as famílias. Pretendemos ampliar ainda mais as especialidades em breve”, afirmou.
Espaço ambulatorial exclusivo para o público infantil
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, destaca que a estrutura representa um diferencial no atendimento infantil em saúde pública no Estado. “Dourados é um dos poucos municípios que dispõe de um espaço ambulatorial exclusivo para o público infantil, com equipe multiprofissional especializada e ambiente adaptado para esse tipo de atendimento”, ressalta. Em breve, a unidade deve receber novas especialidades e a implantação do Ambulatório Multiprofissional de Atendimento ao Prematuro, além do serviço de oftalmologia infantil.
Para Ismerenis Silva de Oliveira, 52, avó de Ezequiel, de 6 anos, que passava pelo acompanhamento com a fonoaudiológa Alyne Santana (24), o atendimento no local representa um grande diferencial na vida das famílias douradenses. “Somos muito bem atendidos aqui, vemos um ambiente em que as crianças se sentem bem e isso é bom pra eles, meu neto fica muito a vontade aqui e já tem apresentado evolução com o tratamento e assim vemos a importância na vida da comunidade de um local assim”, pontuou.
Investir em saúde pública tem sido uma prioridade da gestão do prefeito Marçal Filho, que desde janeiro tem reforçado a rede municipal com novos equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital da Vida (HV). Em outubro, a Prefeitura também anunciou a construção de uma nova UBS no Jardim dos Estados, com estrutura moderna e acolhedora.
Conquista
O início do atendimento de neuropediatria presencial é um marco para a saúde. Assim, o serviço, inédito em Dourados, beneficiará cerca de 100 crianças por mês, com consultas realizadas pelo médico Emerson Ferruzzi, inicialmente em clínica conveniada. A expectativa é de que, em breve, o atendimento se incorpore à estrutura da PAI.
Em apenas 10 meses de gestão, o prefeito Marçal Filho reforça o compromisso de ampliar o acesso bem como a qualidade do atendimento infantil, consolidando Dourados como referência em saúde pública no interior de Mato Grosso do Sul.
Fonte: PM Dourados





