Plantio de soja avança em MS
O plantio de soja avança em MS, atingindo 3,9% da área prevista até 3 de outubro, conforme dados do Projeto SIGA-MS, monitorado pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja-MS). O percentual equivale a aproximadamente 187 mil hectares.
Região sul apresenta maior avanço
Segundo o levantamento, a região sul do estado lidera o avanço do plantio, com média de 5,8%. A região centro registra 1,2% e a região norte, 0,1% da área plantada até o momento.
Condições climáticas e estratégias de plantio
De acordo com o assessor técnico da Aprosoja-MS, Flavio Aguena, o desenvolvimento da cultura depende das condições de solo e clima, que apresentam variações entre as regiões. Ele destaca a importância de estratégias como o escalonamento do plantio para mitigar riscos relacionados a oscilações climáticas.
Influência do fenômeno La Niña
O estado está sob influência do fenômeno climático La Niña, de intensidade fraca a moderada, o que pode afetar o clima juntamente com outros fatores, como frentes atmosféricas e ciclones tropicais. Segundo a Aprosoja-MS, esse conjunto de variáveis deve determinar as precipitações.
Previsão de janela de plantio e estimativas para a safra
Conforme os registros dos últimos cinco anos, há uma expectativa de que a maior parte da safra 2025/2026 seja semeada. Isto é, a semeadura ocorrerá entre outubro e novembro. Principalmente, o período será entre 17 de outubro e 14 de novembro, visto que este período concentra cerca de 83% da semeadura.
Além disso, a área plantada de soja deve alcançar 4,7 milhões de hectares. A estimativa é 5,9% acima do ciclo anterior, bem como a produtividade média prevista é de 52,8 sacas por hectare. Em suma, a produção estimada é de 15 milhões de toneladas. Segundo o SIGA-MS, isto segue a média dos últimos anos.
Cenário econômico
No mercado, a saca de soja está cotada, em média, a R$ 117,87 em Mato Grosso do Sul, enquanto a saca de milho é comercializada por R$ 49,52.
Fonte: Aprosoja-MS