PL da ALEMS declara a Escola Bíblica como Patrimônio Cultural
O deputado Lidio Lopes (sem partido) apresentou (12), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 10/2026, que declara a Escola Bíblica Dominical como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul. A declaração acontece em razão de sua relevância histórica, religiosa, educacional e social na formação moral, espiritual e cidadã da população sul-mato-grossense.
Considera-se Escola Bíblica Dominical o conjunto de atividades de ensino religioso cristão realizadas, tradicionalmente aos domingos, pelas igrejas evangélicas e demais denominações cristãs. Ainda assim, essas ações são voltadas ao estudo sistemático da Bíblia e à promoção de valores éticos, sociais e familiares.
A princípio, tal reconhecimento tem o objetivo de preservar e valorizar a tradição histórica e cultural da Escola Bíblica Dominical no Estado. Além disso, busca incentivar a continuidade das atividades educacionais, religiosas e sociais por ela desenvolvidas. Por fim, pretende promover o reconhecimento da contribuição da Escola Bíblica Dominical para a formação cultural e social da população sul-mato-grossense.
“Aqui no Estado, milhares de pessoas participam semanalmente dessas atividades, que se consolidaram como espaço de aprendizado, convivência social, fortalecimento dos vínculos familiares e promoção da cidadania. Além da instrução religiosa, a Escola Bíblica Dominical frequentemente desenvolve ações sociais, educativas e culturais que impactam positivamente as comunidades onde estão inseridas. O reconhecimento da Escola Bíblica Dominical como patrimônio cultural e imaterial estadual não interfere na liberdade religiosa, tampouco estabelece qualquer forma de privilégio confessional, mas sim seu relevante papel histórico, cultural e social, conforme assegurado pelo ordenamento constitucional”, justificou o parlamentar.
Serviço
Público e imprensa podem acompanhar as sessões plenárias ou da CCJR presencialmente. Também podem assistir pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis. Você pode assistir pela TV ALEMS no canal 7.2 do sinal aberto e no canal 9 da Claro NET TV. Além disso, acesse pelo link TV ALEMS. Outras opções incluem Rádio ALEMS FM 105.5 no sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS. Facebook e YouTube também estão disponíveis.
Fonte: ALEMS



