Você está visualizando atualmente PIB da soja e biodiesel avançará 20,7% em 2023 nos preços
A previsão do PIB da cadeia produtiva da soja e do biodiesel do Brasil em 2023 foi elevada em 0,84 ponto percentual para um aumento de 20,7%.

PIB da soja e biodiesel avançará 20,7% em 2023 nos preços

A agroindústria se destacou frente ao relatório anterior

A previsão do Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia produtiva da soja e do biodiesel do Brasil em 2023 foi elevada em 0,84 ponto percentual para um aumento de 20,7% em relação a 2022.

Dessa forma, com uma grande safra mais do que compensando uma queda nos preços dos produtos, apontou nesta quinta-feira um estudo.

“O bom resultado no trimestre refletiu o comportamento do PIB da agroindústria,. Especialmente, do biodiesel e do esmagamento e refino”, afirmou relatório sobre o levantamento, realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

O texto destaca também que o desempenho do setor teve reflexos no mercado de trabalho do segmento agroindustrial. Assim, a geração de empregos aumentou 4,63% no segundo trimestre frente ao mesmo trimestre de 2022.

Por isso, no comércio exterior houve recorde trimestral de exportações de 26,8 bilhões de dólares, impulsionadas pelos maiores volumes embarcados, sobretudo do grão e do farelo de soja.

Então, apesar desse cenário, houve piora da renda real do agente do PIB e da soja biodiesel  setor relacionada à acentuação da queda interanual dos preços da cadeia ao longo do segundo trimestre.

“Devido ao comportamento desfavorável dos preços, a renda real da cadeia poderá recuar 6,23% frente a 2022”, disse.

Resumo do setor e produtos

MERCADO DE TRABALHO

A população ocupada (PO) na cadeia da soja e do biodiesel no segundo trimestre de 2023 foi de 2,32 milhões de pessoas. Isso significa 12,26% acima do segundo trimestre do ano passado. Mas, já frente ao trimestre imediatamente anterior, houve queda de 3,14%. Essa queda deve refletir a finalização da colheita da soja nas principais regiões produtoras do País.

Com isso, as participações da PO da cadeia produtiva na PO do agronegócio e na do Brasil se mantiveram expressivas, ou seja, em 10,07% e 2,34%, respectivamente.

Dessa maneira, a agroindústria se destacou frente ao relatório anterior. A população ocupada aumentou 4,63% entre os segundos trimestres de 2022 e de 2023. Essa melhora se deve ao biodiesel e às rações.

COMÉRCIO EXTERIOR

O segundo trimestre de 2023 registrou recorde nas exportações de produtos da cadeia produtiva, considerando-se a série histórica iniciada em 2010: US$ 26,8 bilhões.

Frente ao mesmo período de 2022, o aumento foi de 10,04% em valor e de 30,88% em volume.

Sendo assim, esse crescimento do valor exportado decorreu dos maiores volumes de soja em grão e de farelo de soja embarcados, apesar da redução do preço dos produtos, de 15,28% e 3,61%, respectivamente.

Fontes: cepea e forbes