Revista científica JAMA Dermatology comparou as alterações na quantidade de cabelos 24 e 48 semanas depois do início de cada tratamento contra queda
A queda de cabelo nos homens, chamada de alopecia androgenética masculina é uma condição que gera a perda constante de cabelos entre os homens, causando a calvície. Para identificar qual é o melhor tratamento contra o problema, cientistas canadenses analisaram a eficácia dos medicamentos minoxidil, dutasterida e finasterida.
O estudo foi, portanto, publicado na revista científica JAMA Dermatology. Comparou, nesse sentido, as alterações na quantidade de cabelos 24 e 48 semanas depois do início de cada tratamento. Os resultados da análise indicam, acima de tudo, que 5 mg/d de dutasterida oral parecem ser o tratamento mais eficaz.
A terapia foi seguida, em ordem decrescente de eficácia, pelos medicamentos contra queda de cabelos:
- 5 mg/d de finasterida oral.
- 5 mg/d de minoxidil oral.
- 1 mg/d de finasterida oral.
- 5% de minoxidil tópico.
- 2% de minoxidil tópico.
- 0,25 mg/d de minoxidil oral.
Ao todo, a análise levou, por fim, em consideração 23 estudos e 848 registros de pacientes homens, com idades entre 22 e 41 anos.
“À medida que os dados de eficácia dos ensaios comparativos se acumulam, pode haver uma melhor noção da eficácia relativa das diferentes doses do dutasterida e do minoxidil. Os achados desta meta-análise contribuem, portanto, para a literatura de eficácia comparativa das terapias contra alopecia androgenética em relação às intervenções comparadas”, afirmou a pesquisa.
Melhor desempenho na pesquisa contra queda de cabelos nos homens
A análise descobriu que tomar 5 miligramas por dia de dutasterida oral teve a maior probabilidade de reduzir a queda de cabelo masculino.
A dutasterida é, portanto, um medicamento de prescrição aprovado pela agência de controle americana Food and Drug Administration – FDA para o tratamento do aumento da próstata em homens. É também, dessa maneira, usado para tratar a calvície masculina.
A dutasterida, por fim, tem efeitos colaterais mais graves do que vários outros tratamentos, incluindo a perda do desejo sexual e a capacidade de ter e manter uma ereção.
Segundo lugar
Tomar 5 miligramas por dia de finasterida oral ficou em segundo lugar em relação à em eficácia. A finasterida, outro medicamento com prescrição que é da mesma família química da dutasterida, também é usada para tratar o aumento da próstata. O remédio recebeu a aprovação da FDA como tratamento para queda de cabelo.
Terceiro lugar
O terceiro tratamento mais bem-sucedido para a calvície masculina foi uma pílula contendo 5 miligramas de minoxidil oral. Essa pílula produziu o maior aumento na contagem de fios terminais no final de dois meses, muito mais forte do que na dose mais baixa.
Sem dúvida, a notícia traz novas esperanças aos que sofrem de calvície ou alopecia.
Fonte Romanew e CNN