Pequenos negócios de Mato Grosso do Sul foram reconhecidos na noite (26) durante o Prêmio Qualidade da Gestão MS 2025, promovido pelo Instituto MS Competitivo para valorizar organizações públicas e privadas que adotam boas práticas de gestão. Nesta edição, a premiação incorporou, pela primeira vez, a categoria “Prêmio MS Competitivo Excelência MPEs”, criada especialmente para micro e pequenas empresas. A nova modalidade foi instituída com o apoio do Sebrae MS, que também ofereceu suporte técnico aos empreendedores do Estado interessados em participar do processo avaliativo.
Segundo o presidente do Instituto MS Competitivo, que também preside o Sistema Fecomércio e atua como conselheiro do Sebrae/MS, Edison Araújo, a premiação trata-se de valorizar o compromisso com a competitividade, a produtividade e o fortalecimento das práticas de excelência que impulsionam o desenvolvimento do Estado.
“O MS Competitivo chega aos 21 anos reafirmando que excelência em gestão é o motor do desenvolvimento do nosso Estado. Neste ano, ampliamos o alcance do movimento com novas categorias, entre elas o Prêmio Excelência MPE, realizado em parceria com o Sebrae, que reconhece o papel essencial do micro e pequeno empreendedor na economia sul-mato-grossense. O Sebrae é um parceiro estratégico e fundamental para fortalecer quem move a produtividade, a inovação e o crescimento do Mato Grosso do Sul. Celebramos hoje não apenas troféus, mas o compromisso conjunto — entre instituições, setor produtivo e poder público — de construir um ambiente mais competitivo, íntegro e preparado para os desafios futuros”, declarou.
Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o conselheiro do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve presente na solenidade e destacou a relevância do Prêmio, além de reforçar que a busca por excelência é um compromisso permanente da atual gestão.
Veja a declaração de Jaime Verruck
“A busca por excelência na gestão é uma política de Estado. Ela orienta nossas ações, o desenho das estruturas administrativas e a adoção de instrumentos modernos de planejamento e acompanhamento estratégico. Parabenizo todos os empreendedores e organizações participantes do PQG MS 2025, reforçando que a busca por excelência é um esforço coletivo e contínuo — e que iniciativas como a nova categoria apoiada pelo Sebrae/MS fortalecem ainda mais o ecossistema de gestão de Mato Grosso do Sul. A administração pública, assim como a empresarial, não tem ponto final. Ela exige atualização constante, revisão de práticas e compromisso com resultado”, ressaltou Verruck.
Na data, o diretor-superintendente do Sebrae MS, Claudio Mendonça, pontuou a importância da valorização para estimular a adoção de boas práticas de gestão por parte dos pequenos negócios, além de destacar o trabalho que a instituição realiza no apoio a qualificação dos empreendedores.
Pequenos negócios são reconhecidos pelo Prêmio Qualidade da Gestão MS 2025 que impulsiona excelência empresarial
“Desde a fundação do Instituto MS Competitivo, o Sebrae tem atuado para oferecer aos empresários oportunidades reais de avaliação, aprendizado e melhoria contínua. Neste ano, ajudamos a ampliar as categorias e disponibilizamos consultoria para que as pequenas empresas possam aprimorar sua gestão no dia a dia. Com apoio técnico e acompanhamento especializado. Nosso intuito é fazer com que os pequenos negócios tenham mais competitividade e eficiência. Auxiliando na construção de um Estado cada vez mais forte e com um ambiente de negócios cada vez melhor”, pontuou.
A cerimônia de premiação contou com a presença de representantes do setor produtivo, empresários e lideranças estaduais. Contudo, dentre os participantes, estiveram os conselheiros do Sebrae/MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari (Sistema Fiems), Camila Ítavo (UFMS), Cristiane Bissoni (AMEMS), Fernando Martins (AMEMS), além dos diretores do Sebrae/MS, Sandra Amarilha (diretora-técnica) e Tito Estanqueiro (diretor de Operações).
Pequenos negócios em destaque
Os reconhecimentos foram distribuídos em diferentes níveis de excelência em gestão. Receberam o Selo Bronze a produtora rural Aucleia Nudes de Souza e Luciana de Lima Machado, da empresa Bijuterias e Souvenirs. Por outro lado, O Prêmio concedeu o Selo Prata à Arts Marocha – Produtos e Bolsas Artesanais, à Comercial Eletro-MS e à Luana Menegasse – Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial.
O empresário Ruberley Moreira de Oliveira, da Comercial Eletro-MS, celebrou a conquista
“É um momento memorável, uma honra imensa. Sou muito grato ao Sebrae pelo trabalho que realiza com as pequenas empresas. Este prêmio representa uma oportunidade de evolução e reconhecimento do nosso negócio no Estado”, afirmou.
Além das categorias por selo, duas empresas ultrapassaram a pontuação máxima prevista – chegando acima dos 100 pontos. E receberam troféu e placa: My Way e FJ Serviços de Alimentação. Contudo, durante a cerimônia, Janaína Monteiro de Santos, da My Way, que atua com escrita de projetos e captação de recursos nacionais e internacionais, emocionou-se ao comentar o reconhecimento. “A minha trajetória foi muito difícil até chegar aqui. Eu trabalho com o sonho das pessoas – transformo projetos em realidade. Participar desse processo foi um grande aprendizado, apesar dos desafios”, destacou.
Por fim, mais do que premiar pequenos negócios, a premiação também reconheceu organizações públicas e privadas. Iniciativas acadêmicas e empresas do agronegócio, distribuídas em outras quatro categorias: “Prêmio Qualidade da Gestão”; Prêmio Qualidade da Gestão – Gestão Gov”; “Prêmio Melhores em Gestão – Pesquisa e Ensino (UFMS)”; e “Prêmio Gestão e Desenvolvimento Rural/Agronegócio (Anhanguera)”.
Fonte: Sebrae




