A isenção da taxa não garante a participação no exame
Candidatos já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Aliás, a medida vale para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Contudo, podem fazer isso na Página do Participante. Que consta no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entretanto, o prazo para realizar o processo, aberto desde a segunda-feira (4), termina às 23h59 do dia 15 de abril.
Ademais, a data também vale para quem precisa justificar ausência na edição de 2021, requisito obrigatório para garantir isenção.
No entanto, o resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 22 de abril. Ainda mais, o candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.
Sobretudo, é importante destacar que a isenção da taxa não garante a participação no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante. Tendo, dessa forma, como referência o edital específico, que deve ainda ser publicado pelo Inep.
O prazo é o mesmo para justificar sua ausência
Aliás, para justificar a ausência no Enem 2021 ou solicitar a isenção da taxa de inscrição certas medidas são necessárias. Entre elas, o participante precisa informar o CPF e a data de nascimento. E ainda, as informações pessoais devem ser iguais às disponíveis na Receita Federal. Ademais, o e-mail e telefone para contato completam essa solicitação.
Enfim, o prazo para justificar sua ausência é o mesmo da taxa de inscrição do Enem que vai até 15 de abril.
Além disso, para ter a justificativa analisada, o participante deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Ademais, os documentos devem estar datados e assinados. E ainda, documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis não são aceitos.
Quem se encaixa no pedido de isenção da taxa do Enem?
Sobretudo, o aluno que estiver cursando a última série do ensino médio em 2022. Ao passo que em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública. Bem como, o participante que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública. Como também, o bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. E ainda, o estudante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica. Decerto, por ser membro de família de baixa renda. Quando inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Os documentos necessários para o pedido
Segue a lista: Identidade do participante. Bem como, dos demais membros do núcleo familiar. Como também, cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico. Além disso, uma declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio. Bem como, com assinatura e carimbo da escola. Assim sendo, no caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola. Que comprove, sobretudo, a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
Enfim, vale lembrar que o pedido de isenção da taxa do Enem vai até (15) de abril. Portanto, se apressem os interessados.