Os frutos dessas oliveiras produziram uma iguaria que ganhou até prêmio internacional de azeite mais delicado
Já viu Pé de azeitona que é cultivada com música clássica? Em Minas Gerais, isso existe. Sendo assim, há 4 anos, a produtora Rosana Chiavassa, que é apaixonada por música, decidiu espalhar caixas de som entre os pés de azeitona como um tratamento para as plantas.
“Quando a gente chegou aqui, as árvores estavam muito judiadas (…) E, para mim, colocar música seria uma forma de cuidar delas”, diz Rosana.
Em concursos recentes realizados nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Japão, azeites da Serra da Mantiqueira foram premiados com medalhas de ouro e prata. Um dos destaques foi o azeite mineiro da marca Monasto, que levou a principal premiação na categoria Delicate (Delicado) do Concurso Mundial de Azeites de Nova York (NYIOOC).
Portanto, na fazenda, há 60 caixas de som espalhadas pelo olival. Uma a cada 45 metros. Aliás, a instalação é subterrânea. Não fica nenhum fio à mostra.
“É como se as plantas recebessem um afago, um carinho a mais”, diz Rosana, afirmando que a música melhorou a produção das oliveiras.
Pé Azeitona e a Música Clássica
“A segunda linha de pensamento é uma linha biológica e celular da planta. Como esse som pode afetar na produtividade da seiva, na comunicação da raiz com o fruto de uma forma eficiente pra gerar produtividade maior, uma qualidade maior do produto que é feito aqui dentro da fazenda”, acrescenta.
Os frutos dessas oliveiras produziram uma iguaria que ganhou até prêmio internacional de azeite mais delicado.
Certamente, as avaliações foram feitas por especialistas sensoriais renomados. Os prêmios valorizam os azeites nos momentos de comercialização, o que é bom para os produtores e para a economia como um todo.
Fonte: em, comcafé