Base científica de Punta Lobos no Distrito de Pucusana ao sul da Capital peruana lançou o foguete sonda Paulet 1C
A Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial – CONIDA lançou o Foguete Sonda Paulet 1C. Este importante exercício científico realizou-se com o propósito, entre outros, de verificar o desempenho do propelente sólido utilizado. Também pretende estudar os fenômenos da atmosfera. Fabricado na planta de propelentes da Agência Espacial Peruana.
Assim, o foguete, recebeu o sobrenome do precursor peruano da aeronavegação mundial, Pedro Paulet, foi lançado da base de Punta Lobos, ao sul de Lima. Do mesmo modo, alcançou uma velocidade cinco vezes superior à do som, segundo a imprensa local.
Pedro Paulete e o Paulet 1C
Pioneiro em sua geração, as próximas versões do foguete serão utilizadas nas próximas expedições para transportar vários sensores e equipamentos que poderão medir a alta atmosfera e vigiar os indicadores de pressão, temperatura, umidade, entre outros ramos da pesquisa aeroespacial.
O evento aconteceu, portanto, na base científica de Punta Lobos, localizada no Distrito de Pucusana, ao sul da Capital peruana. Contou, dessa maneira, com a presença do ministro da Defesa, Juan Carrasco Millones; do chefe do Estado-Maior da Força Aérea, tenente general das Carlos Chávez Cateriano. Além do chefe Institucional da CONIDA, major general José Antonio García Morgan.
O general José Antonio García Morgan destacou, dessa maneira, o trabalho deste exercício de lançamento. “Constitui um marco para o desenvolvimento dos foguetes nacionais. Pois seus componentes desenvolvidos e fabricados sem o acompanhamento de assessores externos, a cargo da equipe multidisciplinar de especialistas da Diretoria de Tecnologia Espacial da CONIDA ”.
Pesquisa de elementos da atmosfera
O lançamento do foguete sonda realizou-se e apontou, assim, o objetivo de fornecer uma plataforma que permita o estudo dos fenômenos que ocorrem na atmosfera.
O azimute lançado é de 240 graus com uma elevação de 63 graus. Pelos cálculos da equipe técnica, a trajetória linear atingiu 10 quilômetros e o tempo de voo foi de 95 segundos.
Entre suas principais características, o foguete sonda projetou-se com um peso de 82,576 kg. E, ainda, comprimento de 2,471 metros, diâmetro de fuselagem de 0,206 metros, diâmetro de empenagem de 0,680 metros e carga útil de 8,408 kg.
É importante lembrar, no entanto, que este tipo de exercícios científicos em foguetes não realizam-se no Peru desde 2013.
Fonte: Tecnologia e Tansport