No momento, você está visualizando Governo de Mato Grosso do Sul moderniza Passe Livre Intermunicipal e adota carteirinha digital a partir deste mês
Passe Livre de MS é digitalizado por meio de carteirinha digital. Iniciativa promete facilitar a vida de milhares de beneficiários Foto: Secom/Gov.br

Governo de Mato Grosso do Sul moderniza Passe Livre Intermunicipal e adota carteirinha digital a partir deste mês

Passe Livre de MS é digitalizado

O Programa Passe Livre Intermunicipal de MS passa por um processo de transformação que promete facilitar a vida de milhares de beneficiários em todo o Estado. A partir deste mês, o cartão físico deixará de ser emitido e a identificação passará a ser disponibilizada exclusivamente em formato digital, acessível pelo aplicativo MS Digital ou pelo site oficial do programa (https://www.passelivredigital.ms.gov.br/).

Primordialmente, 77.645 pessoas são contempladas pelo benefício. Isso é conforme a Sead, a Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos. Entre elas, há 69.336 idosos. Juntamente com isso, há 5.973 pessoas com deficiência. Afinal, o benefício também contempla 2.336 acompanhantes.

Similarmente, o Passe Livre Intermunicipal foca na inclusão social. Isto é, de idosos e pessoas com deficiência em vulnerabilidade econômica. Assim, o benefício garante gratuidade. Além disso, garante desconto no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Com a carteirinha digitalizada, os beneficiários ganham mais autonomia e praticidade porque o acesso pode ser via celular. Dessa forma, não precisam do cartão físico. Esse, por sua vez, muitas vezes sofria perdas ou danificações.

Em suma, o processo de modernização teve início em 2024. Naquele ano, o governo estadual promoveu reuniões técnicas e cursos de capacitação. Ele também realizou encontros regionais. O objetivo era orientar os municípios sobre a nova modalidade.

A equipe responsável realizou testes, preparando o sistema para a substituição definitiva do modelo físico

A iniciativa, além de facilitar o acesso, também representa um avanço em termos de sustentabilidade, ao reduzir a emissão de plástico e o uso de papel.

O benefício atende idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência comprovada por laudo médico do SUS e com renda per capita de até dois salários mínimos, residentes em Mato Grosso do Sul. Em alguns casos, o direito se estende a acompanhantes, desde que uma equipe multiprofissional ateste a necessidade.

O solicitante deve apresentar a documentação pessoal e comprobatória nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) para fazer a solicitação.

A carteirinha digital do Passe Livre Intermunicipal garante mais segurança, rapidez no processo de renovação e elimina burocracias associadas ao cartão físico. Para acessar o benefício, basta que o usuário informe CPF e data de nascimento no aplicativo MS Digital. Dessa forma, Mato Grosso do Sul dá um passo importante rumo à modernização dos serviços públicos, ao mesmo tempo em que promove inclusão, acessibilidade e respeito ao cidadão.

Os interessados podem obter mais informações sobre o benefício pelos telefones (67) 3318–4145 ou 3318-4113. O e-mail: passelivre@sead.ms.gov.br também está disponível.

Fonte: Secom/Gov.br