Você está visualizando atualmente PARA ESQUENTAR: Caldo de piranha, sabor típico do Pantanal
O caldo de piranha é um dos sabor típico do Pantanal do Mato Grosso do Sul. Afinal, os peixes mais perigosos dão um caldo bom! 

PARA ESQUENTAR: Caldo de piranha, sabor típico do Pantanal

Os peixes mais perigosos costumam dar um caldo bom!

O caldo de piranha é um sabor típico do Pantanal do Mato Grosso do Sul. Afinal, os peixes considerados mais perigosos das nossas águas dão um caldo bom!

A origem da receita não é conhecida, mas é fácil imaginar que pela quantidade desse peixe nas baías, era fácil sua pesca. E dessa forma, a carne abundante transforma-se em um ensopado cheio de sabor!

Aliás, no Pantanal Sul você pode participar de uma pescaria de piranhas. E levar, por exemplo, para a cozinha da fazenda pantaneira. atrações costumeiras da região. Ou ainda, para um barco-hotel. Direto para as mãos prendadas das cozinheiras conseguem transformar o peixe em um caldo delicioso. Isso para citar, também, algumas das possibilidades turísticas da região e sua junção com a gastronomia.

Mas voltemos ao melhor: provar o melhor caldo de piranha da sua vida. Mas para isso acontecer, tem que vir ao Pantanal do Mato Grosso do Sul!

Quer saber a receita e o sabor de um delicioso do caldo de piranha?  Siga a receita!

 

Ingredientes

  • 2 kg de piranha (cerca de 10 piranhas)
  • 3 dentes de alho amassados
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Sal e pimenta a gosto
  • meia xícara de óleo
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 tomates grandes sem pele e sementes, picados
  • 1 pimentão vermelho grande, cortado em tiras
  • 1 cebola média picada
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado
  • 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

Modo de Preparo

  1. Antes de mais nada, limpe, remova as escamas e corte as piranhas em pedaços grandes. Em seguida, coloque em uma tigela, tempere com alho e o suco de limão. Depois acrescente o vinagre, o sal, a pimenta. E deixe descansar por cerca de 2 horas.
  2. E ainda mais, em uma panela grande, coloque a 1/2 xícara de óleo e aqueça em fogo alto. Acrescente as piranhas, refogue por alguns minutos. Encha a panela com água fervente até a metade. E depois, tampe e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até as piranhas ficarem macias. Tire do fogo, coe o caldo e reserve.
  3. No entanto, elimine cuidadosamente todas as espinhas das piranhas.
  4. Em seguida, coloque a carne de piranha no liquidificador. Bem como, o caldo coado. E ainda mais, bata até obter uma mistura cremosa e reserve.
  5. Entretanto, coloque as 2 colheres de óleo em uma panela e aqueça em fogo alto. Bem como, junte tomates, pimentão e cebola E em seguida, refogue até ficarem bem macios. Na sequência acrescente o caldo de piranha, cebolinha e o coentro. E por fim, misture e deixe ficar bem quente.
  6. Enfim, tire do fogo, coloque em um prato de servir e leve imediatamente à mesa. Dessa forma, acompanhado de molho de pimenta malagueta. Bom apetite!