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Especialistas agora estão mais otimistas de que a pandemia não prejudicará as ações de desenvolvimento sustentável

Pandemia está intensificando os desafios da sustentabilidade, mas não descarrilou a ação corporativa

Pesquisa de líderes de sustentabilidade 2021 examina as atitudes de especialistas, refletindo sobre o impacto da pandemia nas agendas de desenvolvimento social e ambiental sustentável

Uma nova pesquisa da GlobeScan e do SustainAbility Institute da ERM descobriu que os especialistas em sustentabilidade acreditam que a pandemia global ajudará a chamar a atenção para as questões ambientais. E, além disso, aprofundará os desafios socioeconômicos, como a pobreza e a desigualdade.

O GlobeScan / SustainAbility Leaders Survey rastreou opiniões de especialistas globais sobre a evolução da agenda de sustentabilidade desde 1997. Esta 25ª edição do relatório ocorreu em um cenário sem precedentes da pandemia. Cerca de 700 especialistas em sustentabilidade de mais de 70 países refletiram, acima de tudo, sobre sua implicações para a agenda de desenvolvimento sustentável.

Pandemia nos desafios da sustentabilidade

No geral, os especialistas agora estão mais otimistas de que a pandemia não prejudicará as ações de desenvolvimento sustentável. Assim, em 2020, quase metade dos profissionais de sustentabilidade (49 por cento) previu uma perda de prioridade das agendas de sustentabilidade corporativa na próxima década devido ao coronavírus. Em 2021, no entanto, apenas um em cada quatro especialistas, ou seja 24 por cento, acredita que isso vai acontecer. Além disso, um terço dos especialistas acredita que mais atenção será dada ao meio ambiente devido à pandemia.

No entanto, COVID-19 é percebido como exacerbando os desafios socioeconômicos. Quase quatro em cada dez especialistas acreditam que o aumento da pobreza e da desigualdade será um dos efeitos mais prováveis ​​da pandemia. Nesse sentido, quando solicitados a classificar os desafios de desenvolvimento sustentável mais urgentes, os especialistas acreditam que a mudança climática continua sendo a questão mais urgente. Mas, questões como acesso à energia, segurança alimentar, diversidade e discriminação foram as que mais aumentaram em termos de urgência percebida no ano passado.

Oferece esperança em comparação

“Mais uma vez, esta pesquisa de especialistas em sustentabilidade e influenciadores em todo o mundo reforça a urgência dos desafios planetários. Ou seja, que enfrentamos desde a mudança climática à desigualdade. E, ainda, oferece esperança em comparação com o ano passado de que a sustentabilidade está sendo priorizada”, disse o CEO da GlobeScan, Chris Coulter. “A sabedoria coletiva deste distinto painel de especialistas precisa ser atendida. Precisamos fazer mais em escala para facilitar a transição para o desenvolvimento sustentável em um ritmo muito maior do que estamos fazendo atualmente. ”

Nesse contexto, a Unilever ocupa a primeira posição (pelo 11º ano consecutivo). Com a Patagonia em segundo (pelo 5º ano consecutivo), como as empresas mais reconhecidas pelos especialistas por sua liderança em sustentabilidade. Porém, a distância entre os líderes corporativos está se estreitando. A brasileira Natura & Co ultrapassou a IKEA e a Interface para entrar entre as três primeiras.

As empresas que se enquadraram nas 15 primeiras incluem IKEA, Interface, Danone, Microsoft, Nestlé, Tesla, Ørsted. E, ainda na lista, Google, Kering, Schneider Electric, a empresa brasileira de celulose e papel Suzano e Walmart. Em um sinal de que as marcas da liderança mudaram, os modelos e estratégias de negócios sustentáveis ​​são agora considerados o mais forte impulsionador de liderança reconhecida. Assim, supera-se o estabelecimento de metas e articulando valores ou objetivos de sustentabilidade.

Mark Lee, Diretor do Instituto de Sustentabilidade da ERM, disse: “O que estamos vendo como resultado da pandemia é um golpe triplo de desafios sociais, econômicos e ambientais interconectados. Nenhum deles pode ser abordado isoladamente. Exige-se que as organizações tenham estratégias de sustentabilidade mais abrangentes integradas aos seus modelos de negócios e operacionais. As empresas líderes estão mostrando o caminho à medida que entramos na década de ação. ”

Ft: sb