Com capacidade para 40 passageiros, o avião presidencial foi cedido especialmente para a missão
O governo federal enviou na quinta-feira (12) o avião VC-2 (Embraer 190) presidencial para resgatar brasileiros que estão em Gaza. O avião irá para Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros que pediram repatriação e estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio.
O acionamento foi em caráter de urgência. Portanto, o objetivo foi deslocar cerca de 20 brasileiros que estavam em Gaza e manifestaram interesse em retornar ao Brasil.
Com capacidade para 40 passageiros, o avião presidencial cedido especialmente para a missão. A decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília, às 16h30. No caminho, a aeronave fará uma parada técnica em Cabo Verde e aterrissará em Roma por volta das 6h de sexta-feira (horário local).
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro.
Aliás, esta é a a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada para atuar na Operação Voltando em Paz, que repatria brasileiros em Israel. Ao todo, 494 brasileiros já deslocados desde o início da operação. Levando em conta os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento.
Presidente Lula pede corredor humanitário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e que fez um apelo para a abertura de um corredor humanitário entre a Faixa de Gaza e o Egito.
Lula vem mobilizando esforços diplomáticos em prol do corredor humanitário, para que alimentos, água e remédio entrem e Gaza, e para que os civis que queiram sair de lá possam ter caminho livre.
Aliás, o presidente disse também que argumentou com Herzog que inocentes não podem pagar pela guerra.
“Solicitei ao presidente todas as iniciativas possíveis para que não faltem água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança”, escreveu Lula em uma rede social.
Fonte: agenciabrasil