No momento, você está visualizando FIM DA GREVE: Ônibus deixam garagens e voltam às ruas em Campo Grande
Ônibus de Campo Grande voltam após greve dos motoristas. Governador antecipou pagamento do passe livre dos alunos da rede pública estadual Foto: Reprodução/TVMS Record

FIM DA GREVE: Ônibus deixam garagens e voltam às ruas em Campo Grande

Ônibus de Campo Grande voltam após greve dos motoristas

Os ônibus do transporte público de Campo Grande (MS) voltam a operar e começaram a deixar as garagens do Consórcio Guaicurus no fim da tarde (18), após a homologação de acordo judicial para pagamento dos salários atrasados aos motoristas.

Os primeiros veículos deixaram a Garagem da Viação Campo Grande, no Bairro Ana Maria do Couto, às 17h55. Assim, só deste ponto, devem partir 200 carros para circular pelas ruas da Capital. Além disso, outros veículos já estão partindo das demais garagens.

Os motoristas deflagraram greve (15), em razão de atrasos nos pagamentos. A negociação foi dura e não chegou a qualquer acordo nos dias posteriores. O Consórcio alegava não ter dinheiro para fazer os pagamentos.

Mesmo após o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador César Palumbo Fernandes, determinar o retorno de até 70% da frota às ruas, os motoristas não voltaram.

Ainda assim, enfrentaram a decisão judicial, que previa multa, por duas vezes. O problema só teve solução (18). Isso ocorreu quando o governador Eduardo Riedel (PP) anunciou a antecipação do pagamento do valor referente ao passe livre dos alunos da rede pública estadual. Ou seja, seria feito em janeiro.

O repasse de R$ 3,3 milhões foi usado pelo Consórcio para quitar 50% da folha salarial em atraso. Além disso, incluiu o valor do 13º, que deve ser pago até esta sexta-feira. Assim, com o dinheiro caindo na conta, os motoristas voltaram ao trabalho.

Nota do Consórcio

Minutos antes do retorno dos ônibus às ruas, o Consórcio Guaicurus divulgou nota na qual informa a normalização dos trabalhos e lamenta os transtornos causados à população. 

Veja abaixo a nota na íntegra

“O Consórcio Guaicurus informa à população de Campo Grande que as operações do transporte público municipal estão sendo normalizadas. Além disso, os itinerários e frotas estão voltando a circular regularmente. Assim, garantem o atendimento aos usuários em todas as regiões da cidade.

O Consórcio lamenta profundamente os transtornos causados à população durante o período de interrupção, visto que reconhecemos a grande importância deste serviço para a rotina dos cidadãos. Portanto, reafirmamos nosso compromisso com a mobilidade urbana da Capital.

A solução desta ocorrência foi possível graças ao diálogo e à cooperação técnica. Expressamos nosso agradecimento especial ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Campo Grande, a Câmara Municipal e  todos os entes públicos envolvidos, cujos esforços conjuntos foram fundamentais para viabilizar o retorno imediato das atividades.

O Consórcio Guaicurus segue trabalhando para assegurar a continuidade e a qualidade do transporte coletivo.”

Fonte: TVMS Record