Onda de calor: 9 Estados estão sob alerta vermelho de grande perigo com riscos à saúde; veja lista
A onda de calor que atinge grande parte do País nesta última semana de inverno fez o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitir um alerta com riscos à saúde aos moradores de nove Estados.
O aviso é válido até as 18h de domingo, 24. Há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT) em 4 e 5 de novembro de 2020. “Recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem cair neste evento de calor extremo”, prevê a MetSul.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo faz previsões semelhantes. O tempo continua seco e ensolarado.
Os termômetros variam entre 17°C e 33°C. Os índices de umidade continuam baixos, com valores abaixo dos 30% no período da tarde.
Veja os Estados mais afetados pela onda de calor
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Tocantins
- Goiás
- Pará
- Rio de Janeiro
Na cidade de São Paulo, por exemplo, uma grande massa de ar quente e seco vai ganhar força e deve permanecer até o domingo. A expectativa é de novos recordes de temperatura máxima. Em contrapartida, os índices de umidade estarão em declínio, abaixo dos 30%.
A quinta-feira, 21, terá predomínio de sol e poucas nuvens. Os termômetros oscilam entre a mínima de 16°C na madrugada e a máxima de 32°C à tarde. A sexta-feira, 22, será ensolarada e quente. Mínima de 18°C e máxima de 33°C.
Fique atento aos principais cuidados:
- Beba bastante líquido
- Atividades físicas não são recomendadas
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
- Se necessário, acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Fonte: msn