Você está visualizando atualmente Oitavo voo com repatriados brasileiros deixa Tel Aviv
O oitavo grupo de repatriados brasileiros que voltam do Oriente Médio ao Brasil, com apoio do governo federal, decolou neste domingo (22).

Oitavo voo com repatriados brasileiros deixa Tel Aviv

O primeiro voo de repatriação de brasileiros feito no dia 10 deste mês

O oitavo grupo de repatriados brasileiros que voltam do Oriente Médio ao Brasil, com apoio do governo federal, decolou neste domingo (22), às 18h25 de Tel Aviv, Israel (12h25 em Brasília).

Dessa forma, estão a bordo do avião KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) 209 passageiros e nove animais domésticos.Oitavo voo com repatriados brasileiros deixa Tel AvivOitavo voo com repatriados brasileiros deixa Tel Aviv

“Os passageiros que têm como destino final o Galeão vão desembarcar no Terminal 2. Mas, os demais encaminhados para o Salão Nobre do aeroporto”, informa o governo em nota.

O primeiro voo de repatriação de brasileiros feito no dia 10 deste mês. Com o embarque de hoje, o total de brasileiros transportados chega a 1.410 brasileiros e o de pets (animais de estimação), a 53.

No último dia 7, o governo federal formou um gabinete para responder à crise geopolítica que se agravou na região da Faixa de Gaza, território disputado por Israel e Palestina.

As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel) e no Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionadas, e as autoridades brasileiras lançaram um formulário online para ajudar a identificar nacionais em situação de dificuldade.

Sendo assim, durante o processo de repatriação para o Brasil, têm tido prioridade brasileiros sem passagens de retorno ao país, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.

Repatriados brasileiros

A Força Aérea Brasileira destinou quatro aeronaves para realizar os voos da região para o Brasil e outros, de suporte humanitário, incluindo um avião presidencial.

Por isso, o governo federal também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Mas, já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

A representação brasileira em Ramala também providenciou a retirada de brasileiros das regiões com maior tensão, hospedou 26 pessoas em casas e apartamentos próximos à fronteira e ofereceu suporte psicológico, alimentação e medicamentos.

Sendo assim, o governo agora busca dialogar com as partes envolvidas no conflito para resgatar brasileiros por meio de uma abertura na passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.

O avião VC-2, da Presidência da República, está no Cairo, no Egito, esperando para acionado.

Fonte: Agência Brasil