Oficina Gratuita de Gestão Cultural em Campo Grande
Produtores, artistas e gestores culturais têm um encontro marcado no hoje, 16 de outubro, às 14h, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande para a Oficina Gratuita de Gestão Cultural “De Tangos & Tragédias à Sbørnia Kontr’Atracka”. O evento oferece uma imersão nas estratégias que sustentam há décadas uma das produções mais reconhecidas do teatro musical brasileiro.
A atividade vai abordar planejamento, captação de recursos, circulação, acessibilidade e sustentabilidade de projetos culturais. Isto é, ela toma como referência o trabalho de mais de 40 anos do grupo responsável pela Sbørnia. Ou seja, essa é uma experiência que combina arte, inovação e gestão de longo prazo.
Além disso, os participantes ainda ganham um ingresso. Assim sendo, eles poderão assistir ao espetáculo “A Sbørnia Kontr’Atracka”. Portanto, o espetáculo será apresentado na mesma noite, às 20h, no mesmo local. As vagas são limitadas. Desse modo, a reserva é garantida para PCDs, povos e comunidades tradicionais, pessoas autodeclaradas negras ou pardas e pessoas trans.
A oficina integra a circulação nacional do espetáculo. Consequentemente, ela é uma ação formativa com patrocínio da Petrobras. Nesse sentido, o patrocínio ocorre por meio do Programa Petrobras Cultural. A gestão é do Escritório de Produção Marilourdes Franarin. Por fim, a realização é do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduMEqjQ4M2hKgWJpCtLvxUhFSibKiVgyfWhXg1yIyZ_bjKpw/closedform (copie e cole em seu navegador).
Espetáculo
Um país fictício que se desprendeu do continente após explosões nucleares fracassadas, vagando à deriva e sobrevivendo da reciclagem do “lixo cultural” do mundo. É desse enredo inusitado que nasce “A Sbørnia Kontr’Atracka”, espetáculo que une teatro, concerto e crítica social em uma narrativa repleta de ironia e humor. A montagem será apresentada em Campo Grande hoje, 16 de outubro, em sessão única no Teatro Glauce Rocha (UFMS).
Criada por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky (1957–2014), a Sbørnia surgiu há mais de três décadas. Assim sendo, ela estreou com o clássico “Tangos & Tragédias”. O espetáculo marcou gerações. Além disso, ele se tornou um dos maiores sucessos do teatro musical brasileiro.
Nesta nova versão, Gomez retorna ao palco como o violinista Kraunus Sang. Analogamente, ele estará ao lado da pianista Nabiha, interpretada por Simone Rasslan. Por fim, a peça também conta com os personagens professor MenThales e Pierrot Lunaire.
Projeções
O maestro Plestkaya foi imortalizado por Nicolaiewsky. Desse modo, ele aparece em projeções. Estas, por conseguinte, preservam o espírito e a poesia do espetáculo original.
Com som surround, iluminação cênica e projeções visuais, a montagem cria uma experiência imersiva. Portanto, essa experiência transcende o palco. Além disso, o espetáculo conta ainda com a participação de coros locais de meninas. Elas são caracterizadas como colegiais sbørnianas. Assim sendo, elas comentam a ação com humor e ironia. As imagens no telão dialogam com a animação “Até que a Sbørnia nos Separe”. Analogamente, elas dialogam com a série “Sbørnia em Revista”. Ambas receberam prêmios. Isto é, a obra reafirma o caráter múltiplo e inventivo dessa criação. Em suma, ela segue conquistando plateias no Brasil e no exterior.
Entre o riso e a reflexão, “A Sbørnia Kontr’Atracka” questiona costumes. Ou seja, ela revisita identidades. Consequentemente, a peça celebra o poder da arte de provocar. Nesse sentido, ela também celebra o poder da arte de emocionar e reinventar o mundo.
Serviço
Oficina gratuita de gestão cultural
Data: 16 de outubro
Horário: 14h
Local: Teatro Glauce Rocha – UFMS, Campo Grande/MS
Inscrições gratuitas: acesse https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduMEqjQ4M2hKgWJpCtLvxUhFSibKiVgyfWhXg1yIyZ_bjKpw/closedform
Observação: participantes ganham um ingresso para o espetáculo da noite.
Espetáculo: A Sbørnia Kontr’Atracka
Data: 16 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Glauce Rocha – UFMS, Campo Grande/MS
Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia)
Vendas: Blueticket
Classificação: Livre
Patrocínio: Petrobras – Programa Petrobras Cultural
Gestão Cultural: Escritório de Produção Marilourdes Franarin
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal
Fonte: Ascom Teatro Glauce Rocha