A propaganda nessas mídias começa em 26 de agosto
Os candidatos que disputarão as eleições de outubro podem pedir votos a partir desta terça-feira (16/8), com o início oficial da campanha eleitoral. Sendo assim, a partir deste momento, eles também estão autorizados a fazer propaganda na mídia impressa e na internet. Aliás, o prazo para o registro das candidaturas acabou na segunda-feira (15/8).
Entre outras mudanças no calendário eleitoral, os postulantes aos cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente têm agora permissão para realizar comícios, caminhadas e distribuir material gráfico.
Também a partir da data, a Justiça Eleitoral passa a convocar os partidos e emissoras a fim de elaborar um “plano de mídia” — que define a divisão do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio. Desse modo, a propaganda nessas mídias começa em 26 de agosto.
A Lei de Eleições, que estabelece estas regras, autoriza a propaganda eleitoral até 1º de outubro, véspera das eleições. Portanto, no dia do pleito, parte das condutas são caracterizadas como crime de boca de urna.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), únicos candidatos que pontuam no agregador de pesquisas, já definiram suas agendas para o início oficial das campanhas eleitorais.
Veja abaixo como será a campanha eleitoral de cada candidato:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
A agenda de Lula tem início às 14h, na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), na região do ABC, berço de sua trajetória sindical e política. A ideia seria que a estreia da campanha do petista ocorresse na usina metalúrgica MWM, no sul de São Paulo, mas o evento foi cancelado. No entanto, a equipe de Lula alegou motivos de segurança. Na sequência, o candidato segue para Brasília, onde participa da cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, às 19h.
Jair Bolsonaro (PL)
O candidato à reeleição volta a Juiz de Fora (MG), onde levou uma facada durante a campanha de 2028. Ele se encontra com evangélicos, faz motociata, deve retornar ao local onde sofreu o ataque à faca e também está previsto um discurso na cidade mineira. Contudo, á noite, de volta a Brasília, comparece à posse de Alexandre de Moraes no TSE.
Ciro Gomes (PDT)
Ciro Gomes realiza uma caminhada no bairro de Guaianazes, no extremo leste de São Paulo, às 7h, seguida de uma “conversa com a população” sobre seu programa de Renda Mínima. Assim, á noite, o pedetista também participa da posse de Alexandre de Moraes no TSE, em Brasília.
Simone Tebet (MDB)
A agenda de Simone Tebet começa às 10h, em São Paulo, em um “encontro com o setor da Cultura”. Na sequência, a candidata almoça na praça de alimentação do Shopping Eldorado, na zona oeste da capital paulista. A senadora também participa da posse de Alexandre de Moraes, às 19h, em Brasília.
Fonte: ai