“Meta é ampliar escolas de tempo integral e recuperar prejuízos no aprendizado”, diz secretário de Educação
Com vasta experiência no setor o professor Hélio Queiroz Daher assumiu o comando como Secretario Estadual de Educação de MS com a missão de levar ensino de qualidade para os 192 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, em 348 escolas.
Por isso, um dos principais desafios é ampliar as escolas em tempo integral, assim como promover a universalização do modelo, ou seja, ter ao menos uma unidade neste sistema nas 79 cidades do Estado.
Em entrevista ao Portal do Governo do Estado, o novo secretário ainda apontou a necessidade de “recuperar os prejuízos” na aprendizagem dos alunos em função do período de pandemia.
Outro foco é utilizar as ferramentas digitais e as novas tecnologias para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Mas, ele também garantiu que vai existir a valorização dos profissionais de Educação.
Hélio Daher é graduado em Geografia, trabalhou como professor da rede pública ensino e atuou em cargos importantes dentro da Secretaria Estadual de Educação (SED), antes de assumir a pasta.
Entre eles como superintendente de Orçamento e Finanças e superintendente de Políticas Educacionais.
Nós temos grandes desafios, um deles é a continuidade da expansão das escolas em tempo integral, que estava nas propostas do governador Eduardo Riedel.
Contudo, precisamos continuar esta ampliação pautados no orçamento do Estado, sempre observando as necessidades dos estudantes, este é um grande desafio.
Este modelo tem custo, exige investimento, a gente vai cumprir, avançando bastante na rede, segundo o Secretario Estadual de Educação de MS.
Outro foco é se aprofundar na recomposição da aprendizagem, tudo aquilo que a gente vem desenvolvendo para recuperar o que estudantes perderam na pandemia.
Voltamos a normalidade por assim dizer em 2022, mas muita coisa ficou para trás. Então, eles perderam quase dois anos de contato direto com o professor, e sabemos que algo ficou prejudicado.
Precisamos agora buscar o que ficou para trás, empoderar o professor para correr atrás.
Não é porque acabou a pandemia que tudo se resolveu, pelo contrário, este é um grande desafio na nossa gestão. Respeitar o sacrifício que os professores fizeram neste período, assim como as escolas, para que agora possamos trabalhar ainda mais para recuperar o aprendizado destas crianças.
A universalização é diferente de tornar 100% as escolas de tempo integral, universalizar o acesso é que todo município do Estado precisa ter ao menos uma escola neste modelo, e que todo estudante da rede estadual, se assim quiser, possa ter acesso a uma escola de tempo integral.
Pois tenho que ter ainda escolas no período parcial, já que muitos estudantes e jovens querem trabalhar, ajudar na renda familiar, ou realizar outras atividades no outro período, então precisa se respeitar isto também. Nós vamos ampliar nossa rede (período integral) até chegar no patamar que qualquer estudante tenha acesso a este modelo.
Vamos chegar lá, estamos próximos. Se tudo encaminhar bem até o ano que vem já estaremos em todos os municípios do Estado. Temos metas de chegar a 65% das escolas em tempo integral em breve, depois disto vamos trabalhar na qualidade desta rede.
Outro grande desafio é fortalecer a parceria com os municípios, como por exemplo, continuar com um programa interessante que é o “MS Alfabetiza”, e ainda dar um passo a mais, para chegar na matemática.
Nossa gestão entende que o estudante de escola pública é um só, seja da rede municipal ou estadual, para nós todos merecem atendimento e atenção do Governo do Estado. Teremos este foco de ajudar as escolas públicas municipais, ajudar as secretarias.
Fonte: ms.gov.