Você está visualizando atualmente O que é peeling de fenol e os riscos desse procedimento estético
O peeling de fenol consiste em uma procedimento dermatológico que provoca a troca de pele por meio do uso de uma substância química na superfície da própria pele

O que é peeling de fenol e os riscos desse procedimento estético

Saiba quais são as recomendações e cuidados necessários antes e depois de fazer esse procedimento

O peeling de fenol é um procedimento realizado na pele e que está cada vez mais presente nos assuntos quando se refere a mudança estética. Apesar disso, ainda há dúvidas sobre os riscos, restrições, recomendações e como o corpo responde a essa transformação que afeta não somente a autoestima, mas a saúde do paciente.

O que é o peeling de fenol?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o peeling de fenol consiste em uma procedimento dermatológico que provoca a troca de pele por meio do uso de uma substância química na superfície da própria pele.

O peeling de fenol é considerado um procedimento profundo e sua indicação para o tratamento de peles bastante envelhecidas, que tenham marcas intensas de rugas e flacidez. Dessa forma, a pele “antiga” renovada, com a formação de um colágeno novo.

Ainda segundo a SBD, o procedimento pode ser realizado dentro do ambiente cirúrgico de um consultório, e não obrigatoriamente no hospital. No entanto, dentro de um hospital o paciente pode ter uma atenção mais adequada, principalmente do monitoramento cardíaco.

O paciente que opta por fazer o peeling de fenol precisa ter cuidados redobrados após o procedimento, principalmente nos primeiros dias de recuperação. A pele forma crostas que vão se desprender ao longo de duas semanas que, por consequência, deixa o rosto bastante avermelhado e sensível.

o-que-e-peeling-de-fenol-e-os-riscos-desse-procedimento-estetico-02

Veja as principais complicações do peeling de fenol segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia:

  • Bolhas e vesículas;
  • Infecção bacteriana;
  • Escurecimento e manchas;
  • Dor intensa;
  • Reativação do herpes;
  • Foliculite/acne;
  • Avermelhamento persistente;
  • Cicatriz;
  • Atrofia.

Além disso, a SBD explica que o procedimento pode ser tóxico para o coração e também para o rim. Por isso, antes de realizar o peeling de fenol o paciente deve realizar uma série de exames no corpo. No entanto, o procedimento não tem indicação a pacientes que apresentem problemas no fígado, rim e coração, além de gestantes e pessoas que tenham cicatrizes na área da aplicação.

Fonte: nsctotal