Tyler James Williams chegou a pesar 47 quilos e tirou 15 centímetros do intestino grosso devido à condição
Os sintomas começaram em 2017, com dor de estômago e dificuldade para engolir.
Hoje, estampado na capa da revista com um ‘abdômen trincado’, ele desabafou sobre o medo de nunca mais recuperar a massa muscular, devido à perda de peso também ser causada pela doença.
O ator ainda contou que seu irmão, Tylen, acabou descobrindo ter a mesma condição tempo depois.
O que é a Doença de Crohn?
De acordo com a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), a Doença de Crohn é uma condição inflamatória séria e crônica do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode alcançar qualquer parte da região.
Entre seus sintomas mais comuns está diarreia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal (hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos).
Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve à grave, podendo levar também a uma anemia significativa, mas, em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva.
Ainda não está claro o motivo do desenvolvimento da doença, mas a área médica acredita que provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo.
Diagnóstico e tratamento
Historicamente, a Doença de Crohn tem sido difícil de diagnosticar devido à variedade dos sintomas, já que cada paciente pode ou não apresentar um conjunto de sinais, além de, claro, todos serem muito semelhantes também a outras condições do intestino. Não há um exame específico que indique o problema — com um simples positivo ou negativo.
Assim, os sintomas avaliados a partir de endoscopias, raio-X ou exames de sangue — conhecer o histórico do paciente também importante para definir o diagnóstico.
O tratamento para a doença é feito conforme sua gravidade, mas geralmente envolve o uso de medicamentos que reduzem a inflamação e controlam os sintomas, mas não curam a condição.
Usados aminossalicilatos, corticoides, antibióticos, imunossupressores e terapia biológica.
A cirurgia indicada
isso ocorre quando apenas o tratamento com medicamentos não é eficaz ou suficiente para conter os sintomas. Mas mesmo o procedimento não resulta na cura — vale pontuar que, embora não seja fatal, a Doença de Crohn não tem cura. Os métodos de tratamento ajudam a tratar os sintomas e a devolver qualidade de vida ao paciente.
Como parte dos cuidados também é necessária uma mudança na alimentação. No caso de Tyler e o irmão, por exemplo, ele disse que precisaram parar de
tomar café e comer carne vermelha, entre outras restrições. Deve-se dar prioridade a alimentos com proteína magra e legumes. Refeições ricas em fibras e fermentados, bem como frituras, evitadas devido ação no intestino.
É importante destacar que mesmo a dieta depende da gravidade de cada caso, e cada organismo também pode responder de forma diferente.
Assim, o tratamento para Doença de Crohn é considerado personalizado e individual, exigindo também um acompanhamento médico periódico.
Fonte: olhar digital