A nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame
Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados na terça-feira (16), no total, 60 alunos conseguiram tirar nota mil na redação, quatro da rede pública, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em 2023, o tema da redação do Enem foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Aliás considerada decisiva, a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.
O que disseram os alunos que tiraram nota mil
“Fiquei em choque, meu coração quase pulou“, disse estudante do Pará.
O adolescente Arthur Sanches Sales, de 17 anos, é autor de uma das 60 redações nota máxima no Enem neste ano. Ele quer passar no curso de medicina na Universidade do Estado do Pará (Uepa) ou na Universidade Federal do Pará (UFPA). Assim, o sonho do curso já o acompanhava durante o ensino médio, que concluiu em 2022.
Estudante nota 1000 na redação do Enem 2023 do Piauí estudava 10 horas por dia.
A estudante Millena Martins, de 19 anos, contou que estudava 10 horas por dia durante a preparação.”A prova estava no nível padrão, já a redação achei um tema extremamente necessário, mas bem amplo, então fácil de tangenciar”, disse. Ela deseja estudar medicina. No texto, Milena disse ter citado escritores como Gilberto Dimenstein, jornalista, e Cecília Meireles.
“Eu esperava 900, mas mil foi realmente uma surpresa. Fiquei muito feliz“, comemorou a estudante baiana.
Beatriz Medeiros dos Santos Tudella, de 20 anos, de Salvador, foi uma das quatro pessoas na Bahia a conseguir a nota máxima na redação. Com o objetivo de cursar medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba), a nota máxima na redação coloca Beatriz ainda mais próxima do curso, que tem nota de corte para ampla concorrência superior a 780 pontos.
“2023 foi, com certeza, o ano que eu mais estudei de todos“, diz catarinense nota mil na redação.
A chapecoense Maria Laura Santin Klein, de 20 anos, conta que dedicava de oito a 10 horas por dia para se preparar para as provas. Ela quer usar o resultado para cursar medicina. “Como já era meu segundo ano de cursinho, eu aprendi muito a estudar sozinha, então eu acabava ficando na salinha de estudo e estudando por lá mesmo”.
“Nunca esperei que viria para mim“, diz aluna do Ceará nota mil na redação.
Karoline Soares Teixeira, de 20 anos, foi uma das quatro candidatas do estado que tirou a nota mil na redação do Enem 2023. Assim, ela disse que se assustou quando viu o tema da prova. “É o sonho, eu acredito, de todo estudante, de todo vestibulando que presta o Enem porque é um texto que exige muita concentração, exige que a gente lembre de muitos detalhes do que a gente estudou; lembrar até de conteúdos culturais para enriquecer nosso texto”.
“Desisti do doutorado para tentar medicina”, diz sergipana que tirou nota mil na redação.
A estudante Indira Morgana de Araújo Silva, de 31 anos, já cursou agronomia, faz mestrado e foi aprovada no doutorado e, agora, conta que arriscou o certo pelo duvidoso em busca da realização de um sonho antigo: a medicina. Estava com minha mãe ao lado e o olho bateu logo na nota mil. Eu nem acreditei. Suei bastante, fui logo falar para meu namorado e minha irmã. Meus pais estão muito felizes”, disse.
“Não me privava de ter uma vida social, de viver”, diz Amanda Teixeira Zampiris, de 18 anos, do Espírito Santo.
Ela é uma das quatro estudantes de escolas públicas que tiraram nota mil na redação do Enem 2023. Amanda conta que se preparou assistindo videoaulas e com uma média de quatro horas de estudos por dia. Aliás, estudante da Escola Estadual Marcondes de Souza, em Muqui, no Sul do Espírito Santo, a jovem disse que chegou a fazer um cursinho de redação, mas que acredita que o diferencial foi a dedicação em casa.
Fonte: g1