Em Pamukkale, no oeste da Turquia, uma enorme formação rochosa branca se ergue sobre a planície circundante. A montanha cintilante de cascatas de calcário petrificado para o fundo do vale, vincada com estalactites congeladas e tesselada com centenas de piscinas de água turquesa cintilante.
Essas formações sobrenaturais são travertinos, penhascos de calcário criados lentamente ao longo de 400.000 anos pelo borbulhar de fontes minerais. À medida que a água desce pela encosta, ela se desgaseifica, deixando para trás um vasto depósito de carbonato de cálcio branco brilhante com quase 3 km de comprimento e 160 m de altura. Este não é o único lugar onde ocorrem travertinos – Huanglong na China e Mammoth Hot Springs no Parque Nacional de Yellowstone são outros exemplos famosos – mas os de Pamukkale são os maiores e indiscutivelmente os mais magníficos do mundo. Eles são uma das atrações turísticas mais populares do país e são tão espetaculares que o nome do Patrimônio Mundial da Unesco significa “castelo de algodão” em turco.
Até a pandemia atingir, mais de 2,5 milhões de pessoas por ano faziam a viagem aqui de Izmir ou Istambul, saindo de ônibus de turismo no topo do planalto deslumbrante e enxameando pela paisagem como formigas em um monte gigantesco de açúcar antes de empilhar de volta embarque e siga para as praias de Bodrum ou as ruínas históricas de Éfeso.
Mas os visitantes que simplesmente molham os dedos dos pés nas piscinas minerais vívidas e tiram uma selfie em frente às colunas naturais gotejantes antes de prosseguir estão perdendo um truque. Porque no topo dos penhascos brancos de Pamukkale está uma atração ainda mais fascinante: as ruínas da bela cidade antiga de Hierápolis.
Hierapolis was founded by the Attalid kings of Pergamon at the end of the 2nd Century BC before being taken over by the Romans in 133 AD. Under Roman rule, it became a thriving spa town; by the 3rd Century, visitors were coming from all over the Empire to admire the landscape and bathe in the supposedly healing waters. The success of the city is still visible in its impressive arched entrance gate, its colonnaded main street and its beautifully restored amphitheatre, all built from the same local travertine that glows golden in the hot Turkish sun. Fonte: BBC